De acordo com o Global Travel & Tourism Competitiveness Index de 2015, do Fórum Económico Mundial, Portugal ocupa o 15º lugar no ranking mundial. Esta posição no ranking mundial representa uma melhoria no desempenho do turismo nacional relativamente ao ano de 2013, ano em que Portugal ocupava o 20 º lugar.

São boas notícias! Estamos à frente da Grécia ou da República Checa, que são reconhecidos destinos turísticos. Mas existem ainda aspetos onde devemos melhorar e uma necessidade de respondermos aos desafios para nos tornarmos mais competitivos. A tabela seguinte elucida sobre o nosso desempenho em diferentes áreas.

Índices de competitividade do turismo em Portugal- 2015

Numa breve análise é possível verificar que, em algumas áreas chave, Portugal ocupa posições competitivas neste ranking, nomeadamente na proteção e segurança, nos recursos humanos e mercado laboral, na abertura internacional, na priorização das Viagens&Turismo, nas infraestruturas de serviços turísticos e nos recursos culturais e viagens de negócios. Contudo, podemos ser mais competitivos noutras áreas-chave.

Como? O caminho está traçado e, de acordo com a PWC (2014), os grandes desafios do turismo para Portugal são: 1) uma única voz para garantir presença na agenda política e económica nacional; 2) apostar na segmentação do mercado europeu como alavanca de crescimento através de uma atuação coordenada de inovação e promoção; 3) combater a sazonalidade e alavancar a competitividade através da inovação, de melhorias ao nível do marketing e do targeting, de uma melhoria na experiência do cliente, no desenvolvimento de plataformas digitais e redes sociais e no investimento em capital humano e 4) melhorar a rentabilidade e responder aos desafios do financiamento, com particular atenção para a gestão estratégica do preço, sempre com o foco na captação e entrega de valor nos serviços prestados ao cliente.

Fotografia de fotografar

Teresa Costa

Professora Adjunta na Escola Superior de Ciências Empresariais
Professora Adjunta no departamento de Economia e Gestão do Instituto Politécnico de Setúbal, é atualmente Diretora do Mestrado em Ciências Empresariais e da Pós-Graduação em Gestão e Marketing Turístico. Doutorada em Gestão encontra-se a fazer o pós-doutoramento em Gestão na Universidade de São Paulo, sobre o tema do Empreendedorismo e Capital Social em Turismo Rural. É autora de capítulos de livros e vários artigos científicos publicados em jornais e revistas nacionais e internacionais. Faz parte de vários projetos de investigação nacional e internacionais e de comités científicos de diversas conferências e revistas internacionais.