Os jovens viajam cada vez mais e cada vez mais cedo. E este é também um segmento de mercado importante no turismo. Em férias ou em atividades académicas os jovens deslocam-se por várias cidades europeias. As preferidas são as cidades do Reino Unido, Itália e Espanha, mas cada vez mais, Portugal está entre os destinos preferidos dos jovens.

O número de jovens na cidade de Lisboa é cada vez maior, as estatísticas confirmam, mas basta passear em Lisboa para se comprovar este facto (e não precisa de ser no Chiado, Bairro Alto e outros locais mais turísticos). Também Setúbal é local de visita de muitos jovens, alguns estudantes, que envolvidos em atividades académicas, muitas de duração de uma semana ou duas, aproveitam para conhecer a região.

Na próxima semana, Setúbal vai ter mais turistas jovens nas suas ruas. Na semana de 19 a 23 de Outubro cerca de meia centena de estudantes e professores provenientes de Universidades da Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Holanda e República Checa participam na Business Week. Durante uma semana estes estudantes participam num curso intensivo de empreendedorismo. O tema deste ano é “Entrepreneurial business and regional development”. Para além das atividades pedagógicas estão previstas várias atividades sociais. Pretende-se, neste espaço social, que os estudantes tenham contacto não somente com algum tecido empresarial mas também com as tradições culturais e sociais da região.

Esta semana internacional organizada pelo IPS/ESCE conta com alguns apoios importantes, nomeadamente da Câmara Municipal do Montijo, da Câmara Municipal de Setúbal; da Rota dos Vinhos da Península de Setúbal, da Quinta dos Mochos e da Melaria Portuguesa. É um bom exemplo de cooperação e de trabalho em rede que permite proporcionar aos jovens estudantes uma experiência que permanecerá nas suas memórias e onde o destino da região de Setúbal terá decerto um lugar especial.

Fotografia de Hernan Piñera

The following two tabs change content below.

Teresa Costa

Professora Adjunta na Escola Superior de Ciências Empresariais
Professora Adjunta no departamento de Economia e Gestão do Instituto Politécnico de Setúbal, é atualmente Diretora do Mestrado em Ciências Empresariais e da Pós-Graduação em Gestão e Marketing Turístico. Doutorada em Gestão encontra-se a fazer o pós-doutoramento em Gestão na Universidade de São Paulo, sobre o tema do Empreendedorismo e Capital Social em Turismo Rural. É autora de capítulos de livros e vários artigos científicos publicados em jornais e revistas nacionais e internacionais. Faz parte de vários projetos de investigação nacional e internacionais e de comités científicos de diversas conferências e revistas internacionais.

Últimos textos de Teresa Costa (ver todos)