De acordo com o Global Travel & Tourism Competitiveness Index de 2015, do Fórum Económico Mundial, Portugal ocupa o 15º lugar no ranking mundial. Esta posição no ranking mundial representa uma melhoria no desempenho do turismo nacional relativamente ao ano de 2013, ano em que Portugal ocupava o 20 º lugar.

São boas notícias! Estamos à frente da Grécia ou da República Checa, que são reconhecidos destinos turísticos. Mas existem ainda aspetos onde devemos melhorar e uma necessidade de respondermos aos desafios para nos tornarmos mais competitivos. A tabela seguinte elucida sobre o nosso desempenho em diferentes áreas.

Índices de competitividade do turismo em Portugal- 2015

Índices de competitividade do turismo em Portugal- 2015

Numa breve análise é possível verificar que, em algumas áreas chave, Portugal ocupa posições competitivas neste ranking, nomeadamente na proteção e segurança, nos recursos humanos e mercado laboral, na abertura internacional, na priorização das Viagens&Turismo, nas infraestruturas de serviços turísticos e nos recursos culturais e viagens de negócios. Contudo, podemos ser mais competitivos noutras áreas-chave.

Como? O caminho está traçado e, de acordo com a PWC (2014), os grandes desafios do turismo para Portugal são: 1) uma única voz para garantir presença na agenda política e económica nacional; 2) apostar na segmentação do mercado europeu como alavanca de crescimento através de uma atuação coordenada de inovação e promoção; 3) combater a sazonalidade e alavancar a competitividade através da inovação, de melhorias ao nível do marketing e do targeting, de uma melhoria na experiência do cliente, no desenvolvimento de plataformas digitais e redes sociais e no investimento em capital humano e 4) melhorar a rentabilidade e responder aos desafios do financiamento, com particular atenção para a gestão estratégica do preço, sempre com o foco na captação e entrega de valor nos serviços prestados ao cliente.

Fotografia de fotografar

The following two tabs change content below.

Teresa Costa

Professora Adjunta na Escola Superior de Ciências Empresariais
Professora Adjunta no departamento de Economia e Gestão do Instituto Politécnico de Setúbal, é atualmente Diretora do Mestrado em Ciências Empresariais e da Pós-Graduação em Gestão e Marketing Turístico. Doutorada em Gestão encontra-se a fazer o pós-doutoramento em Gestão na Universidade de São Paulo, sobre o tema do Empreendedorismo e Capital Social em Turismo Rural. É autora de capítulos de livros e vários artigos científicos publicados em jornais e revistas nacionais e internacionais. Faz parte de vários projetos de investigação nacional e internacionais e de comités científicos de diversas conferências e revistas internacionais.

Últimos textos de Teresa Costa (ver todos)