A 11ª edição do Concurso de Bandas de Garagem de Setúbal recebeu “mais de meia centena de inscrições”, um número “superior ao do ano passado”, revela Hugo Tavares. O coordenador do Gabinete da Juventude da câmara de Setúbal realça ainda o facto de se terem inscrito “bandas de todo o país, de grande qualidade”, que fez com que o processos de seleção por parte do júri fosse “muito complicado”.

Deste número de inscrições, “cerca de uma dezena” eram bandas de Setúbal. Para Hugo Tavares, este facto demonstra que a cidade “continua a ter uma vitalidade muito forte na área musical”. As bandas do concelho selecionadas vão competir na primeira pré-eliminatória do concurso, que se inicia no dia 28 de Fevereiro. A vencedora passa diretamente à final, no dia 28 de Março, enquanto que as restantes voltam a lutar pelo apuramento nas restantes eliminatórias, nos outros sábados do mês de março.

Uma das novidades desta edição é que o habitual concerto de encerramento, com uma banda convidada, deixa de existir e passa para a noite de abertura. Este ano, o artista escolhido é B Fachada, “um dos já firmados valores da atual música portuguesa”, que regressa assim a Setúbal depois de um concerto no festival FUMO, em 2011.

Hugo Tavares refere também que o concurso manteve “os prémios e os mesmos valores monetários”, apesar da atual conjuntura financeira, permitindo que este continue a ser “apelativo”. Além do prémio monetário e de uma atuação na Feira de Sant’iago, os finalistas do Concurso de Bandas de Garagem vão ter ainda a chance de gravar no estúdio RW Music, em Setúbal. Quanto ao prémio do público, este vai ser apurado “de forma online, através da votação no site do Setúbal na Rede”.

O 11º Concurso de Bandas de Garagem de Setúbal dá o pontapé de saída para mais um Mês da Juventude Março.28, que “pretende mostrar tudo o que se faz na área da juventude durante o ano, na cidade, com a colaboração do movimento associativo”. Além do concurso, Hugo Tavares destaca também a 12ª meia-maratona fotográfica, este ano subordinada ao tema “Bocage, Vida e Obra”, que tem tido “uma boa adesão”, mais uma sessão plenária do fórum da Juventude de Setúbal ou os vários workshops ou concertos previstos no programa.