A 12.ª edição do Concurso de Bandas de Garagem de Setúbal já tem os oito conjuntos selecionados para disputar as diferentes etapas do certame, que decorre entre 27 de fevereiro e 12 de março, na Sociedade Musical Capricho Setubalense.

A prova, organizada numa parceria entre a Câmara Municipal e a Capricho Setubalense, apresenta-se com o formato com que já habituou o público, realizando-se uma pré-eliminatória para bandas setubalenses, a que se seguem duas eliminatórias e a final, sempre com início a partir das 22h00 e de entrada gratuita.

No total, apresentam-se quatro grupos de Setúbal a disputar a pré-eliminatória, no dia 27 de fevereiro, dos quais um ganha entrada direta na final e dois são selecionados para cada uma das eliminatórias posteriores.

Loosense, To All My Friends, Hotkin e Los Empty Heads são as formações sadinas a tocar pela conquista da fama no Concurso de Bandas de Garagem de Setúbal, evento que conta já com 12 anos de história.

Para a primeira eliminatória, a 5 de março, estão já selecionados os Margem Soul, do Seixal, e Peter Strange, de Algés, enquanto a segunda, a 12 de março, tem garantida a participação de Persona 77, do Montijo, e Fear The Lord, do Seixal.

A final, no dia 19 de março, conta com a atuação de quatro bandas. Ao grupo de Setúbal selecionado na pré-eliminatória, juntam-se os vencedores das eliminatórias e o melhor segundo classificado dessa fase.

A configuração do Concurso de Bandas de Garagem de 2016, certame que integra o programa municipal do Mês da Juventude, [email protected], apresenta a novidade de as atuações passarem a estar limitadas apenas por tempo, com um máximo de 25 minutos para cada formação.

Os grupos têm apenas de tocar obrigatoriamente as três maquetas com que se apresentaram para a fase de audições, na etapa de inscrição no concurso.

Os primeiros classificados recebem mil euros, os segundos, 700, e, os terceiros, 500. Todos os vencedores ganham a oportunidade de atuar na edição de 2016 da Feira de Sant’Iago, incluindo o grupo eleito Melhor Banda do Concelho, que conquista, ainda, a possibilidade de gravar três temas no estúdio da Casa da Cultura.

A 12.ª edição do Concurso de Bandas de Garagem de Setúbal conta com os apoios das juntas de freguesia de S. Sebastião e do Sado, da União de Freguesias de Setúbal, assim como da Junta de Freguesia de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra.