E vão seis! A Câmara Municipal do Montijo voltou a ser distinguida como Autarquia + Familiarmente Responsável pelo sexto ano consecutivo. A cerimónia de entrega das distinções – atribuídas pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis – , decorreu no passado dia 18, com a vereadora Maria Clara Silva, responsável pelos pelouros da Educação e da Acção Social, a receber a Bandeira Verde em representação do município montijense.
“Este ano, o Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis distinguiu 41 municípios. Mais uma vez, a autarquia montijense foi a única da região de Setúbal a obter esta distinção, que é atribuída às câmaras que promovem políticas de apoio às famílias e aos seus funcionários, destacando-se pelas boas práticas adoptadas no sentido de criar um futuro sustentável para o seu município”, afirma o município.
O reconhecimento, de acordo com a autarquia, “resulta de um inquérito realizado pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis a nível nacional”.
“Um total de 104 autarquias responderam ao inquérito, onde foram analisadas as políticas de família dos municípios em diferentes áreas de actuação como são exemplo o apoio à maternidade e paternidade; o apoio às famílias com necessidades especiais; a educação e formação; a prestação de serviços básicos, a saúde; a cultura; a cooperação e participação social; e as medidas facilitadoras de conciliação entre trabalho e família, incluindo as boas práticas das autarquias para com os seus funcionários”, explica a edilidade.
Receber novamente a Bandeira Verde de Autarquia + Familiarmente Responsável, frisa o município a concluir, constitui “um incentivo” na prossecução das “políticas de apoio às pessoas e às famílias do concelho e para continuar a prestar um serviço público de qualidade em áreas tão diversas como a educação, a acção social ou a cultura”.