Em agenda, estão questões como a futura unidade hospitalar para o Seixal e a capacidade de resposta das actuais infra-estruturas de Saúde no distrito
Os deputados do PS, eleitos à Assembleia da República pelo Círculo de Setúbal formalizaram um pedido de reunião ao Ministério da Saúde, com o objectivo de debaterem “questões ligadas à Saúde no Distrito”. A solicitação de audiência ao ministro Adalberto Campos Fernandes, por parte dos parlamentares Ana Catarina Mendes, Eurídice Pereira, Paulo Trigo Pereira, Ivan Gonçalves, Sofia Araújo, André Pinotes e Francisca Parreira, foi entregue na passada quinta-feira.
Na agenda dos socialistas estão questões ligadas ao planeamento de infra-estruturas e equipamentos, assim como a capacidade de resposta que as actuais estruturas dispõem, nas diversas vertentes.
Em comunicado enviado ao DIÁRIO DA REGIÃO, Eurídice Pereira, coordenadora regional dos parlamentares socialistas, sublinha a importância do encontro com o ministro “para que seja possível fazer uma abordagem integrada do distrito e, obviamente, aprofundar o conhecimento de situações como a previsível calendarização da futura construção do Hospital do Seixal, a constituição, também no Seixal, até final do ano, de um SUB (serviço de urgência básica) nível II com meios complementares de diagnóstico e terapêutica e funcionamento 24horas por dia”.
Serviço de Oncologia do Barreiro também em cima da mesa
Mas a ordem de trabalhos dos deputados socialistas não se fica por aqui. “É óbvio que em cima da mesa estará, igualmente, a questão das respostas no Serviço de Oncologia do Hospital do Barreiro e os recentes acontecimentos que, em abono da verdade, não têm nada de novo”, revela a deputada, acrescentando: “Aliás, sobre este assunto, os deputados socialistas questionaram, em Maio de 2013, o anterior Governo exactamente sobre problemas de resposta nesta área (documento registado com o n.º 2182/XII/2.ª, de 30.5.2013 e disponível no site da AR), nomeadamente quanto ao adequado funcionamento da valência.”
Por outro lado, Eurídice Pereira diz estranhar o facto de os deputados do PS terem estado recentemente em visita de trabalho ao hospital sem que a administração tenha dado enfoque particular a essa matéria. “Recordo-me que até nos foi dito que o número de casos de procura em oncologia tinha diminuído”, sustenta.
Os parlamentares do PS eleitos por setúbal aguardam agora a marcação da reunião solicitada ao ministro da Saúde. “Será uma reunião de grande abrangência temática, sendo certo que temos a consciência que o passivo de problemas deixado pelo anterior Governo na área da Saúde não é coisa pouca, certamente que é importante estabelecer-se um plano calendarizado de acordo com a prioridades”, conclui.