O litoral alentejano é uma área que tal como outras, tem a sua história que tem evoluído ao longo dos tempos, e que importa preservar e divulgar, por forma a atrair o turismo, o qual é também um importante contributo para o crescimento da economia local.
Santiago do Cacém é uma cidade situada entre montes e vales, com duas zonas verdes que convidam a agradáveis momentos de lazer, um parque habitacional que se tem vindo a modernizar e onde das zonas mais elevadas, é possível alcançar a extensa costa marítima.
Mas o que torna as cidades atrativas aos visitantes, são também as ruas pelas quais os cidadãos poderão passear, o que no caso de Santiago do Cacém, transitar por algumas artérias da cidade, não é propriamente algo que seja muito agradável, tendo em conta a degradação existente nas mesmas.
Uma cidade com espaços culturais agradáveis, com ruínas romanas, com espaços verdes acolhedores e com uma vista privilegiada sobre um extenso manto verde que alcança o mar, é uma cidade cuja imagem descuidada poderá contribuir para o enfraquecimento da economia local.
Fotografia de Miguel Virkkunen Carvalho
Américo Lourenço
Últimos textos de Américo Lourenço (ver todos)
- Mobilização Ambiental - 11 Novembro, 2015
- Impulso da Economia Local - 28 Setembro, 2015
- Acessos Degradados - 31 Agosto, 2015
- O preço do progresso - 3 Agosto, 2015
- Comparação com outros tempos - 6 Julho, 2015