Câmara Municipal e Banco juntam-se para operacionalizar o pedido feito a Graça Fonseca, Secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa
Depois de um primeiro apelo público à criação de uma Loja do Cidadão em Santiago do Cacém, numa Conferência dedicada à Desburocratização, agentes privados e públicos associam-se para concretizar a proposta, disponibilizando um edifício no centro da cidade para instalar a futura Loja.
Em causa está um espaço amplo, de excelentes acessos, para onde poderiam ser também transferidas algumas competências municipais, contribuindo para a proximidade dos serviços.
Na sequência do repto feito na Conferência do Centenário do Crédito Agrícola da Costa Azul, onde esteve presente Graça Fonseca, responsável pela Modernização Administrativa, Álvaro Beijinha e Jorge Nunes, respectivamente Presidente da Câmara e Presidente do Crédito Agrícola da Costa Azul, continuam agora os seus esforços pela implantação de uma Loja do Cidadão em Santiago do Cacém, apresentando uma proposta concreta para sediar a Loja.
As descontinuidades do território português, ainda muito centrado nos grandes centros urbanos, levam a que Santiago do Cacém fique a uma distância de 110 e 177 km das Lojas mais próximas (Setúbal e Faro, respectivamente), desencorajando os cidadãos e empresas a utilizar estes serviços.
A Loja do Cidadão de Santiago do Cacém serviria uma população directa de 30.000 habitantes, no concelho, e indirecta de 100.000 pessoas, numa área de mais de 5.000 km2.
Em tempo de relançamento do Simplex, o tema da desburocratização e da facilidade de acesso aos serviços volta a dominar a actualidade, permitindo uma significativa redução de custos em viagens e deslocações para cidadãos e empresas.