Numa altura em que, aparentemente, começam a surgir alguns sinais de recuperação económica e se aproxima o final do resgate financeiro de Portugal pelas instituições internacionais, é uma boa altura para voltar a tomar o pulso à atividade comercial, barómetro particularmente eficaz para medir a realidade do país.
Com este dossiê, o “Setúbal na Rede”pretende complementar a reflexão sobre a realidade do comércio no distrito de Setúbal, através de um conjunto de entrevistas às várias empresas que atuam na região nesta área.
“O B Planet é um espaço que ainda está a crescer” “Como se trata de um centro novo, ainda em fase de crescimento”, o B Planet está “numa fase boa”…
“As cooperativas nascem com a componente humana no centro” “As cooperativas de consumidores nascem para que estes possam aceder a produtos e bens de qualidade a preço justo”. Por isso,…
“As pessoas vão percebendo a importância de estarem agrupadas” “O Institutoptico é o único grupo no país que se organiza em termos de uma sociedade por quotas”, pois o objetivo…
“Sentimos que há uma concorrência desleal no setor” “Muitas das oficinas particulares não passam faturas em grande parte dos serviços que fazem, não têm os seus trabalhadores inscritos na Segurança…
“Existe um processo de seleção natural e de adaptação” A crise que se vive está a “levar ao encerramento de várias lojas em setores de atividade mais suscetíveis” o que…
“O Atlantic Park tem características que o tornam único em Setúbal” “O facto de ser em rigor o único retail park da cidade permite ter um tipo de lojistas e…
“Muitas coisas estão a ser feitas tendo a crise como desculpa“ “Existem muitas tentativas de não cumprimento e de atropelamento dos direitos dos trabalhadores em matéria de atualização salarial e…
“Subsistirão aquelas empresas que se mostrarem inovadoras” “A falta de lucros e o agravamento das taxas tem levado a que o país seja afetado, em especial o comércio automóvel”, o…
“Deixa de fazer sentido ser empresário em Portugal” “As empresas estão a encerrar a um número galopante, tudo porque o Governo mediu mal as consequências desta política de austeridade ao…
Paulo Pereira, diretor executivo do Calçado Guimarães “Temos de aproveitar cada momento como uma oportunidade” “Nestas situações de crise existem sempre oportunidades que noutras alturas não existiriam”. Por isso, a…
“Assistimos a um aumento dos níveis de economia paralela” Diariamente morrem “cerca de quatro negócios empresariais na área da reparação automóvel”, o que faz com que “o número de…
“É um grupo que está a crescer interna e externamente” O Pingo Doce “tem vindo a reforçar a sua presença em Setúbal”, contando com um total de 24 lojas no…
“O trabalho em rede permite oportunidades muito maiores” “Estar sozinho nesta altura é difícil devido à perda da força de partilha e da falta de uma rede de associados”. Por…
Bruno Andrade, diretor de operações e expansões da Remax “O trabalho em rede permite oportunidades muito maiores” “Estar sozinho nesta altura é difícil devido à perda da força de partilha…
“Os consumidores tornaram-se mais calculistas” “Numa altura de crise as pessoas recorrem cada vez mais a fazer elas próprias as suas reparações” e, dessa forma, “são também evidentes as mudanças…
“Temos obrigação de devolver à sociedade o que nos dá a ganhar” “Muito mais do que um fornecedor ou uma loja, o Recheio é um verdadeiro parceiro de negócio dos…
“Deixámos de ser uma loja de racks para ser uma loja de clientes” Há vinte e três anos a funcionar em Palmela, a Makro tornou-se “uma grande família de 122…
“Procuramos criar um elo de ligação emocional com a população” “O ano de 2013 foi, de certa forma, um ano de viragem”, garante o diretor geral do Fórum Montijo, porque…
“Fomos traçando um caminho em sentido oposto ao da crise” O Almada Forum “passou pelas dificuldades por que passou todo este sector, mais em concreto no período de 2012 e…
“A mediação imobiliária está a mudar bastante” Com novas instalações desde há dois meses no centro do Montijo, a loja da Century 21 localizada na Praça da República foi pensada…
“Há sinais de que a crise está a desaparecer” Ainda não se sente ao nível dos clientes, “mas as perspetivas já são outras”, garante João Graça, administrador das empresas Assicomate…
“Nós aditivamos e você vê” A Rede Energia “criou uma política muito interessante ao aditivar o combustível quando o carro está a descarregar” no posto, permitindo que o cliente veja…
“Começamos a sentir sinais de confiança do consumidor” Desde setembro do ano passado que o Rio Sul Shopping tem vindo a registar dados “animadores em termos de tráfego e em…
“A crise permite-nos olhar as coisas de outra forma” “Hoje toda a gente está mais sensível para evitar o desperdício” e essa foi uma das formas da Caetano Auto…
Recusaram conceder entrevista ao “Setúbal na Rede” para este dossiê a Immochan (Alegro Setúbal), Freeport, Centro Comercial Feira Nova (Barreiro), Sonae MC (Continente), Auchan (Jumbo), Grupo Mosqueteiros (Intermarché), Gestelec (E. Leclerc), Aldi, Lidl, Dia, Sonae SR (Worten, Sport Zone e Modalfa), Rádio Popular, Media Markt, Staples, Jocafer, Leroy Merlin, Izibuild, Maxmat, Mundimat, Tiba, Moviflor, Hiper Centro do Móvel, De Borla, Espaço Casa, Paga Pouco, Prolar, Decathlon, Afbio Lucci, Multiópticas, Optivisão, Precision, Motortejo, SGS Car, Multiauto, José Rodrigues Mirco (Herdeiros), A.M. Gonçalves, Seat Center Arrábida, Forpalmela, Morgado & Amado, Auto Monumental de Almada, Entreposto e Era.
Fotografia de capa por LarraZun