Setúbal assinala o Dia das Baías a 8 de junho, quarta-feira, com um programa que inclui a inauguração de uma peça escultórica, a apresentação da Casa da Baía renovada e a segunda edição do Golfinho Parade

O concelho, que integra o Clube das Mais Belas Baías do Mundo, presidido atualmente por Maria das Dores Meira, presidente da Câmara Municipal de Setúbal, dá início ao programa comemorativo com a inauguração, às 14h00, na Praia da Saúde, de uma escultura alusiva ao restrito clube internacional.

A obra, concretizada pelo artista Jorge Pé-Curto, consiste na gravação em pedra do símbolo do Clube das Mais Belas Baías do Mundo, numa peça que fica localizada em local privilegiado da zona ribeirinha de Setúbal, defronte da conceituada baía da cidade.

Cerca de uma hora depois, às 15h00, é inaugurada a segunda fase do Golfinho Parade, constituída pela exposição de duas dezenas de esculturas de golfinhos, em tamanho real, decoradas por alunos das escolas dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos e do secundário da rede pública, privada e solidária do concelho.

Localizada em frente da Doca dos Pescadores, trata-se da reposição do concurso que em 2011 desafiou escolas e artistas plásticos a pintarem figuras, em diferentes posições, dos simpáticos mamíferos que habitam a Baía de Setúbal.

Esta segunda fase, embora mais centrada na comunidade escolar, mantém o caráter de concurso, tendo sido apresentados 181 projetos nesta edição.

Das vinte peças em exposição a partir do próximo dia 8, três resultam do convite lançado, extraconcurso, pela Câmara Municipal, a artistas plásticos que venceram na edição de 2011, concretamente Ana Gabriela Conceição, Carlos Pereira da Silva e Sara Silva Lopes.

Outra novidade da segunda fase do Golfinho Parade é a instalação de mais uma imagem, também de golfinho, mas que se destaca das restantes por ter cinco metros de altura e representar a espécie tal como é, sem qualquer decoração.

O Dia das Baías termina já à noite, com a reabertura, pelas 21h30, da renovada Casa da Baía, alvo de trabalhos de redecoração que estão a transformar por completo aquele espaço municipal de informação e promoção turística do concelho.

A Casa da Baía, onde também funciona em Setúbal a representação do Clube das Mais Belas Baías do Mundo, reabre todas as valências ao público com uma festa que conta com a música do DJ e antigo vocalista dos Heróis do Mar Rui Pregal da Cunha.

Os pátios interior e exterior, o restaurante e até a zona externa de entrada do edifício são algumas das várias áreas intervencionadas, agora com decoração inspirada em referências temáticas da baía e tropicalidade, num trabalho que tem a assinatura do designer de interiores setubalense João Maria.

A intervenção municipal, em curso há cerca de um mês, tem por objetivo tornar a Casa da Baía ainda mais emotiva e apelativa aos visitantes, reforçando a imagem de referência com que se assume nas vertentes turísticas e promocionais do concelho.