Em rigor, o jogo entre o Vitória e o Tondela não se trata de uma final, mas é dessa forma que a equipa liderada por Quim Machado está a encarar o embate de domingo, pelas 16 horas, no Bonfim. Conscientes de que um êxito pode arrumar as contas da permanência e da importância do apoio nas bancadas, a administração do clube decidiu abrir as portas do estádio aos sócios vitorianos com as quotas em dia.

A quatro jornadas do final do campeonato, o maior emblema desportivo da região lança um repto aos setubalenses para que possam ser o 12.º jogador em campo. Numa fase crucial da competição, o apoio nas bancadas servirá para empurrar a equipa para a tão desejada continuidade entre os maiores do futebol nacional. Os associados que pretendem assistir ao jogo no estádio devem levantar o seu bilhete na Gestão de Sócios.

Apesar da derrota de segunda-feira – 2-1 na casa do líder Benfica –, os jogadores deixaram uma excelente imagem. Ainda motivados pela réplica dada ao bicampeão nacional, o conjunto treinador por Quim Machado quer mostrar com o Tondela que a boa exibição não se tratou de um acaso. Depois de 11 jornadas sem ganhar, os sadinos estão determinados em reencontrar os êxitos e dar uma alegria aos adeptos.

Não há qualquer troféu a erguer em caso de triunfo, mas este pode muito bem ser o confronto, em caso de conquista dos três pontos, que permitirá resolver as contas da permanência. Frente ao último classificado, os setubalenses querem repetir a vitória alcançada na primeira volta da prova em Tondela. Na altura, André Claro (bisou) e André Horta fizeram os golos no 1-3 sobre os beirões.

No domingo Quim Machado vai ter mais opções à sua disposição. O defesa Nuno Pinto e os médios Fábio Pacheco, Costinha e André Horta, quarteto que ficou de fora frente ao Benfica por estarem entregues ao departamento médico, deverão recupera a tempo de darem o seu contributo à equipa. O médio Paulo Tavares e o avançado Vasco Costa, jogadores que saíram com mazelas da partida na Luz, também deverão estar aptos.

Entretanto, o Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol nomeou para o Vitória-Tondela o juiz lisboeta Hugo Miguel.

Ricardo Lopes Pereira