Apresenta-se hoje no Cineteatro Grandolense e amanhã, 22, na Biblioteca Municipal de Palmela, entre as 14 e as 17h00, o debate “Alternativas em Prática: Exemplos de Economia Social e Economia Solidária”. Trata-se de uma iniciativa do Instituto Marquês de Valle de Flôr, com o apoio da Associação para o Desenvolvimento Rural da Península de Setúbal (ADREPES). Durante a iniciativa, de entrada livre, serão apresentadas três experiências de Economia Social e Solidária do Brasil, a partir das quais serão debatidos os desafios e potencialidades do trabalho em rede.
“Este debate contará com as participações de Edlisa Peixoto, realizadora do documentário ‘Palmas’, que apresentará a história de uma comunidade cearense que transformou a sua situação inicial de ‘moradores de favela’, na década de 70 [do século passado] e criou soluções para resolver os seus problemas sócio-económicos, o que resultou na criação de uma moeda própria e no primeiro banco comunitário do Brasil”, indica a autarquia de Palmela, acrescentando que Elisabeth Grimberg, sócia fundadora e coordenadora da área de resíduos sólidos do Instituto Pólis, em S. Paulo, e Natália Henriques, coordenadora da equipa técnica da ADREPES, são as outras participantes.
Este mesmo debate realiza-se também hoje, em Grândola, no Cineteatro. O encontro integra o projecto europeu SSEDAS – Economia Social e Solidária, acolhido em Portugal pelo Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF). O projecto aposta na reflexão e acção conjuntas do público europeu, mobilizando as dezenas de parceiros do tour europeu.