Última vez que equipa teve cinco atletas cedidos terminou na 6.ª posição e ganhou a Taça da Liga

André Geraldes e Ryan Gauld, do Sporting, Mikel Agu e Zé Manuel, do FC Porto, e Nuno Santos, do Benfica, são cinco jogadores que chegaram esta época ao Vitória por empréstimo dos três ‘grandes’. Para encontrar uma percentagem tão elevada de atletas nestas condições no Bonfim é preciso recuar a 2007/08, época em que os sadinos alcançaram a melhor classificação no escalão principal dos últimos 17 anos (6.º lugar) e conquistaram a primeira edição da Taça da Liga.

Sob a batuta de Carlos Carvalhal, cuja equipa atingiu as meias-finais da Taça de Portugal, estava também uma mão cheia de emprestados: o guarda-redes Eduardo e os avançados Matheus e Edinho, trio cedido pelo Sp. Braga, bem como Bruno Gama e Pitbull, dupla proveniente do FC Porto. Oito anos volvidos, os bons indicadores dados nos jogos de preparação pela equipa de José Couceiro alimentam o sonho dos adeptos de erguer novo troféu.

O recurso dos sadinos a jogadores emprestados tem sido recorrente. Basta lembrar que três dos atletas que se sagraram campeões europeus no passado dia 11 de Julho por Portugal, em Paris, alinharam no Vitória nessas condições. São os casos do já mencionado Eduardo (2007/08), João Mário (cedido pelo Sporting em 2013/14) e Ricardo Carvalho (pelo FC Porto em 1999/2000).

Na sua primeira passagem como treinador do V. Setúbal, em 2004/05, José Couceiro também tirou partido dos empréstimos. Manuel José, Pedro Oliveira e Bruno Moraes, trio cedido pelos dragões, e José Rui, do Alverca, fizeram parte da campanha que culminou com a conquista da Taça de Portugal. No Jamor, José Rachão comandou a equipa que tinha sido montada por Couceiro a mais um troféu. Com a ajuda de novos emprestados, poderá a história repetir-se?

Teste com Tondela

Após o treino vespertino já ontem realizado em Fornos de Algodres, localidade em que a equipa vai realizar um mini-estágio de três dias, os sadinos realizam hoje, a partir das 19h30, mais um jogo de preparação, desta vez frente ao Tondela, da I Liga portuguesa de futebol. A semana e meia da estreia no campeonato, José Couceiro vai dar mais uma afinação na equipa de modo a conseguir entrar na prova, a 14 de Agosto, com o Belenenses com o pé direito.

Novo patrocinador apresentado

Entretanto, o Vitória assinou ontem de manhã, na sala de imprensa do Bonfim, um contrato de patrocínio com a “SABSEG, companhia multinacional especializada no aconselhamento e gestão do risco de pessoas e bens, que irá estar presente na manga esquerda das camisolas da equipa, nas próximas duas épocas desportivas, tornando-se assim num dos patrocinadores oficiais do Vitória”, informou o clube.

Ricardo Lopes Pereira