“Combate ao Insucesso Escolar” foi o tema escolhido pelo programa Parlamento dos Jovens para este ano, relativamente ao ensino básico. Este projeto foi dinamizado pela Assembleia da República e pela Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura.

Ao longo do ano letivo 2014/2015, participaram no programa Parlamento dos Jovens 398 escolas representando todos os distritos, as Regiões Autónomas e o círculo Fora da Europa. Nas sessões escolares participaram 8700 alunos e foram eleitos 1291 deputados para as Sessões Distritais. Destas sessões, 63 escolas foram eleitas.ima3

A Sessão Nacional decorreu nos dias 4 e 5 de maio no Palácio São Bento, em Lisboa. No dia 4 foram debatidos vários Projetos de Recomendação nas Comissões e no dia 5 teve lugar a Sessão Plenária, que contou com a participação de 126 deputados (dois alunos por escola), sendo uma delas a Escola Básica Bernardim Ribeiro, Alcácer do sal. O aluno Vasco Silva, porta-voz do círculo de Setúbal e a aluna Margarida Costa, deputada também do círculo de Setúbal, representaram eficazmente a sua escola.

À chegada , os jornalistas e professores entraram pelo portal da polícia, situado à esquerda, tendo sido revistados. Os deputados, todavia, entraram pela porta principal em direção às Comissões. Aos jornalistas foram concedidas informações importantes e uma bolsa com materiais necessários que muito ajudaram nos trabalhos que se realizaram durante os dois dias de Sessões.  Depois da receção, os jornalistas dirigiram-se às suas salas de trabalho (sala das comissões).

Havia quatro Comissões, mas como alguns círculos eram muito grandes foram divididos pelas várias Comissões. Assim, a primeira era formada pelos círculos de Bragança, Fora da Europa, Guarda, Leiria, Lisboa, Madeira, Porto e Viseu; a segunda por Aveiro, Açores, Beja, Braga, Coimbra, Faro e Setúbal; a terceira por Braga, Aveiro, Coimbra, Lisboa, Portalegre, Viana do Castelo e Vila Real e, por fim, a quarta comissão constituída pelos círculos de Castelo Branco, Açores, Évora, Leiria, Porto, Santarém e Viseu.

Nas reuniões das Comissões, cada círculo teve de debater os Projetos de Recomendação aprovados na Sessões Regionais e Distritais que se realizaram nos diversos círculos eleitorais.

A Escola Básica Bernardim Ribeiro, pertencendo ao círculo de Setúbal, integrou a Comissão nº 2, que contou com a Colaboração da Sr.Deputada Joana Barata Lopes do PSD, do Sr. Deputado Rui Pedro Duarte do PS e da Sr. Deputada Isabel Gonçalves da Assessoria. Cada círculo teve oito minutos para apresentação e discussão sobre os Projetos de Recomendação. O porta-voz de cada círculo ficou responsável por apresentar as suas medidas.

De seguida, passou-se ao esclarecimento de dúvidas sobre as medidas dos Projetos de Recomendação.

Os Jornalistas tiveram oportunidade de fazer uma visita guiada pelo Palácio de São Bento. Esta foi uma oportunidade fantástica para conhecer não só a sua história, mas também as principais salas do palácio, como a Sala dos Passos Perdidos, a Sala do Senado e a Sala das Sessões. A Sala dos Passos Perdidos é a antecâmara da Sala das Sessões, situada no topo da Escadaria Nobre, por cima do átrio do Palácio. Foi-lhe concedido este nome porque funciona como sala de espera e grande centro de encontros e desencontros entre os membros do governo, deputados e jornalistas, que aqui deambulam aguardando pelo término das sessões, à espera de poder falar com os Deputados. A Sala do Senado , que acolheu a Câmara dos Pares, foi construída no espaço onde outrora se situava a Sala do Capítulo do antigo mosteiro mas este espaço não satisfazia as necessidades da Câmara, então construíram uma nova sala de forma semicircular. Esta sala foi inaugurada em 3 de janeiro de 1867. A Sala das Sessões foi reconstruída após ter sido destruída num incêndio que ocorreu em 1895

ima2Seguidamente, todos os participantes (deputados, professores e jornalistas) assistiram a um programa cultural, um sketch cómico que, indiretamente, criticou a sociedade atual.

No dia 5 teve lugar a Reunião Plenária. A abertura solene do Plenário foi realizada pelo Sr. Secretário da Assembleia da República, Abel Batista e pelo Sr. Vice-Presidente da Assembleia da República, Guilherme Silva, com um discurso sobre o tema ”Combate ao Insucesso Escolar”. Depois, passou-se ao período de perguntas aos Deputados da Assembleia da República em representação dos Grupos Parlamentares.
Combateu-se a Recomendação à Assembleia da República sobre o tema.

De seguida, os jornalistas tiveram uma conferência de imprensa com o Sr. Presidente da Comissão de Educação, Ciência e Cultura.

Por fim, concluiu-se o debate com a votação final global da Recomendação e encerramento da Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens, pelo Sr. Presidente da Comissão de Educação, Ciência e Cultura.

A recomendação final pode ser consultada aqui.

Por Eduarda Santiago (Aluna do 9º ano do Agrupamento de Escolas do Torrão)