No passado sábado, a Distrital de Setúbal do PSD assinalou a realização do primeiro comício político do PPD na capital de distrito, no Clube Naval Setubalense, em Setúbal, há precisamente 40 anos.


Muitos são aqueles que se lembram desse verão quente de 75 no distrito, especialmente do dia 7 de março desse ano, que ficou marcado pela violência provocada pelos manifestantes de Esquerda, que invadiram o pavilhão e impediram a realização do comício.


A reação da polícia e dos contra-manifestantes transformaram as ruas perto do Clube Naval Setubalense e parte da Av. Luísa Todi num palco de grande violência, com vários feridos e a morte de um jovem que vinha a sair do cinema Salão Recreio do Povo.


No dia 8 de março de 1975, a sede do PPD é assaltada, incendiada e posteriormente ocupada pelos militares. A falta do apoio prometido de Lisboa e a razão da força contra a força da razão levaram às agressões e distúrbios conhecidos, que culminaram com a prática destruição da nossa sede. As reuniões deixam de se realizar na sede. Apesar da destruição, os ficheiros dos militantes são preservados, pois estavam escondidos em casa de alguns militantes.


Desde cedo, o PSD tem sido constituído por mulheres e homens de coragem, que defenderam e defendem a liberdade. O PSD é um Partido com História e com Memória. É também um Partido de Causas que ao longo destes 40 anos de Democracia teve um papel determinante na História da vida política em Portugal.


Há 40 anos atrás, tal como agora, a esquerda radical com a sua intolerância tentou condicionar-nos a todos os que pensam de maneira diferente. Na época era através da violência. Hoje as armas são outras, mas tal como há 40 anos, não nos deixamos, nem deixaremos condicionar.


O PSD fará o que sempre fez. Lutar pelo País, pelas regiões, pelas populações, na defesa da sua qualidade de vida.


Momentos difíceis existirão sempre. Cabe a todos nós enfrentá-los e ultrapassá-los.


Temos orgulho nestes 40 anos de história e com o que fizemos por Portugal e pelos Portugueses.

The following two tabs change content below.

Paulo Ribeiro

Deputado do PSD eleito pelo distrito de Setúbal
Advogado e Deputado na Assembleia da República.

Últimos textos de Paulo Ribeiro (ver todos)