Aproximam-se as datas comemorativas do 25 de Abril e do 1º de Maio.


Datas em que há comemorações simbólicas pelo País inteiro e diáspora, assinalando o significado das mesmas.


São datas simbólicas, pois a Democracia, a Liberdade e a Responsabilidade são conceitos que devemos ter em conta na nossa prática diária.


A Democracia e a Liberdade não podem afastar o sentido da responsabilidade de todos nós, no nosso dia-a-dia.


Pois apregoar princípios ou defender conceitos não chega, é necessário praticá-los.


41 anos de celebração do 25 de Abril, deve levar-nos a fazer uma análise também histórica, dos períodos e situações menos positivas que ocorreram.


É que não basta a alguma esquerda “apregoar, muitas vezes na rua” princípios que, por vezes, não pratica.


Como seres humanos todos erramos, mas a política do show-off e do sound-bite e do quanto pior melhor, não devia ser o lema e muito menos o slogan de “algumas esquerdas”.


Quando queremos que o País caminhe em frente, independentemente das políticas e princípios que defendamos, não devemos transmitir uma mensagem de negatividade, de agressividade, mas sim exortar o País e os Cidadãos a acreditarem de que são capazes, que somos capazes.


Os Portugueses, ao longo da sua História sempre souberam transpôr obstáculos, ultrapassar dificuldades e caminhar em frente, umas vezes com avanços, outras com retrocessos, mas com o orgulho de serem Portugueses e também Europeus.


Por isso admiro todos aqueles que apesar das muitas dificuldades, procuram no seu dia-a-dia, através do seu trabalho, nas suas múltiplas facetas, do seu esforço e da sua dinâmica e resiliência, progredir e fazer avançar o País.


Ser otimista ajuda-nos a enfrentar as adversidades.


A Democracia e a Liberdade de Abril também nos trouxeram responsabilidades acrescidas, a de fazermos o nosso melhor e exercer os nossos direitos e cumprir com os nossos deveres, enquanto Cidadãos ativos e participativos.


Obviamente que é um trabalho árduo e diário e que nunca estará terminado, nem completo, mas temos por obrigação fazer o nosso melhor.


Continuo a acreditar em Portugal e nos seus Cidadãos. Continuo a acreditar na Democracia e na Liberdade, com responsabilidade.


Viva a Liberdade, viva a Democracia.

The following two tabs change content below.
mpinto@setubalnarede.pt'

Maria Rosa Pinto

Presidente da CPC do CDS-PP de Palmela
mpinto@setubalnarede.pt'

Últimos textos de Maria Rosa Pinto (ver todos)