O XI Grande Prémio da Arrábida, competição de atletismo com um percurso de 12.500 metros, entre Setúbal e Palmela, realiza-se a 20 de novembro, de manhã

A prova, com inscrições abertas até 13 novembro, ou antes se atingido o número limite de oitocentos participantes, começa às 10h00, no Parque de Vanicelos. Seguem-se, até Palmela, passagens pelos bairros do Liceu e das Amoreiras, com um abastecimento de moscatel da região aos nove quilómetros.

A competição, numa organização da Associação de Atletismo Lebres do Sado, com a parceria de diversas entidades, incluindo a Câmara Municipal de Setúbal, no âmbito de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016, é aberta a atletas masculinos e femininos, federados ou não, dos escalões de seniores, juniores e maiores de 40 anos, que podem participar a título individual ou coletivo.

O evento desportivo, com prémios individuais e por equipas, desenrola-se num misto de alcatrão e terra batida, com cerca de dois quilómetros de subida e o restante do percurso em descida e em plano horizontal.

Até aos 1000 metros, os concorrentes são liderados por duas “lebres”, que seguem em ritmo de treino, mantendo os participantes juntos. Os atletas estão proibidos de ultrapassá-las, sob pena de desclassificação, e só após o afastamento deles é que cada um pode imprimir o seu próprio andamento.

Paralelamente, decorre uma corrida aberta, para maiores de 6 anos, com sete quilómetros, que parte cinco minutos depois da prova principal, às 10h05, também do Parque de Vanicelos.

Para mais informações sobre o XI Grande Prémio da Arrábida, cujo custo de participação varia consoante a antecipação com que for feita a inscrição, deve ser consultada a página http://www.lebresdosado.pt/.