O plano de circulação rodoviária de acesso às praias da Arrábida na época balnear foi aprovado ontem em reunião pública da Câmara Municipal de Setúbal

 

As medidas contemplam a circulação em sentido único na EN 379-1, entre o túnel da Figueirinha e o acesso ao parque de estacionamento do Creiro, no sentido nascente/poente, das 09h00 às 19h00, exceto para viaturas de emergência, veículos de duas rodas e devidamente autorizados.

De 18 a 30 de junho, esta limitação é aplicada apenas aos fins de semana, sendo que de 1 de julho a 18 de Setembro vigora todos os dias, ininterruptamente.

A empresa Transportes Sul Tejo (TST) assegura um transporte público a partir do parque de estacionamento da Secil até à praia da Figueirinha e vice-versa, com frequência vinte minutos, entre as 09h00 e as 20h00.

Outra medida imposta nos mesmos períodos e horários é a proibição de circulação na EN 379-1 a viaturas com mais de 3500 Kg e autocaravanas, entre o túnel da Figueirinha e a zona de viragem para o parque de estacionamento do Creiro, no sentido nascente/poente.

A proposta estabelece, igualmente, a emissão de dois modelos de cartões de circulação autorizada, um para o troço compreendido entre o túnel da Figueirinha e o Creiro, o outro para a faixa entre o Edifício dos Pilotos e o Portinho da Arrábida.

Aos comerciantes, concessionários e moradores das áreas abrangidas pelos condicionamentos são atribuídos dois cartões de zona, e há ainda lugar à atribuição de um cartão aos nadadores-salvadores, bem como um cartão por quarto para o turismo de habitação.

O plano prevê ainda a proibição do trânsito automóvel do Edifício dos Pilotos até ao Portinho da Arrábida, com o acesso condicionado ao Portinho da Arrábida apenas para tomada e largada de passageiros com necessidades especiais, devidamente regulado no local.

Esta limitação, que não se aplica a veículos de duas rodas e viaturas devidamente autorizadas, vigora de 1 de julho a 31 de agosto, entre as 09h00 e as 19h00.

O plano de circulação para as praias da Arrábida foi elaborado após uma reunião realizada a 29 de abril entre a Câmara Municipal de Setúbal e representantes das entidades responsáveis pela circulação automóvel na zona, a Infraestruturas de Portugal e a Guarda Nacional Republicana, e outras consideradas pertinentes, como a Proteção Civil, a Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal, a Agência Portuguesa do Ambiente e o Parque Natural da Arrábida.

O objetivo da envolvência destas entidades é unir esforços na criação das melhores condições possíveis de circulação e segurança a todos os utilizadores das praias do concelho de Setúbal, localizadas ao longo da EN 379-1, na costa da Arrábida.