No dia 9 de Julho a União Mutualista Nossa Senhora da Conceição (UMNSC) – Associação Mutualista procedeu à inauguração da nova Unidade de Gastrenterologia que conta com Isabelle Cremers, uma das mais conceituadas médicas do país nesta área, na sua direção.

O diretor clinico, Francisco Prates afirmou que “Há pessoas que morrem desnecessariamente jovens se não fizerem um diagnóstico atempado de cancro no colon. Pura e simplesmente por isso, não por negligência médicas, não por falta de vontade do doente de o fazer, mas porque não têm acesso a esse tipo de exames. A partir de agora vão ter acesso. Esta será uma unidade de referência na zona.”

“Esta unidade vai ser um marco histórico na instituição vai permitir que se evitem muitas mortes seguramente” disse o director que agradeceu ainda a Isabelle Cremers “Uma médica de grande prestígio nacional e internacional, que interrompeu a carreira, para se dedicar exclusivamente a esta unidade”.

Isabelle Cremers agradeceu o convite para aceitar o desafio e liderar este “criar uma unidade de raiz é muito aliciante numa área em que não havia nada o que é para mim do ponto de vista profissional muito importante”.

“Sei por experiência própria que o acesso endoscopia convencionada é muito difícil. Isso agora mudou com esta iniciativa que congratulo e felicito a visão desta direcção por terem a coragem de se lançarem a este projeto” acrescentou.

O Presidente da União Mutualista, António Júlio de Almeida, agradeceu a confiança depositada na instituição pelos financiadores, garantindo que este é um investimento que vai no sentido de uma linha de construção de uma clinica de qualidade, de excelência. Este é um passo exemplar para todas as outras áreas”.

Nuno Canta, presidente da Câmara Municipal do Montijo, “esta nova unidade não seria possível sem a determinação, o empenho, o trabalho dos atuais dirigentes da união mutualista e de toda a equipa que se empenha todos os dias mesmo em momentos de grandes dificuldades”.

Para um pleno acesso à saúde devemos considerar todas as contribuições, garantindo sem exclusões e sem desigualdades o acesso de todos aos serviços de saúde com esta nova unidade, no montijo, modernizamos o serviço de saúde melhoramos a confiança dos cidadãos nos profissionais de saúde e nas instituições da cidade.

Recorde–se que na reunião de câmara de 11 de maio, A Câmara Municipal do Montijo aprovou, também, a atribuição de 45.473.10€ à União Mutualista para aquisição de equipamento de imagiologia médica.  Em questão estava a aquisição de um endoscópio e um colonoscópio para a nova unidade. A proposta foi aprovada por unanimidade.

A nova Unidade de Gastrenterologia pretende ser uma referência a nível nacional, na qual serão realizados consultas e exames de elevada complexidade, como endoscopias e colonoscopias com sedação.