O Torneio Internacional de Kayak-Polo Setúbal Cup 2016, com 11 equipas de Portugal, Espanha, Inglaterra e Holanda, realiza-se este fim de semana na Piscina Municipal das Manteigadas

A prova, do calendário Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016, numa organização do Clube de Canoagem de Setúbal com o apoio da Câmara Municipal, marca o regresso das competições internacionais de kayak-polo à cidade e ao país.

A competição, em sistema de grupos e eliminatórias, decorre no sábado entre as 09h30 e as 18h30 e no domingo das 09h30 às 16h30, com vinte jogos no primeiro dia e 16 no segundo. A final da competição está prevista para domingo às 16h00, com entrega dos prémios de seguida.

O anfitrião Clube de Canoagem de Setúbal, o Clube Fluvial de Coimbra, o Clube Kayak Polo da Barra, de Oeiras, o Clube Náutico de Arcos de Valdevez e a Associação Náutica do Seixal são as cinco equipas portuguesas que lutam pelo primeiro lugar do torneio.

A defender as cores de Espanha estão quatro inscritos, o Real Club Náutico Rodeira, o Club de Piragüismo Arcos de la Frontera, o Clube Kayak Polo Globetropes e o Oxio Usera Piragüismo.

Participam ainda as formações Kanovereniging Trekvogels, da Holanda, e Pennine Canoe Club, de Inglaterra.

O Torneio Internacional Kayak-Polo Setúbal Cup teve a sua génese noutra competição internacional organizada pelo Clube de Canoagem de Setúbal, em Troia, com a designação de Troia Cup, entre 1997 e 1999.

Em 2000, com a abertura do Complexo Municipal das Manteigadas, mudou o nome para Setúbal Cup, com edições até 2006, prova que regressa agora, com nova denominação, no ano em que Setúbal ostenta o título de Cidade Europeia do Desporto.