Numa noite quente de Verão o público respondeu em grande ao apelo do bodyboarder Hugo Pinheiro, o organizador da terceira edição do Tow Out at Night, que levou no último fim-de-semana milhares até à praia do CDS – na Costa de Caparica. Com 50 mil watts de luz, este autêntico estádio de surf juntou muitos anónimos a alguns consagrados numa festa pela noite fora.

As previsões de boas ondas para o último fim-de-semana (sábado, 3 de setembro) acabaram por se confirmar, contribuindo de forma decisiva para o sucesso da terceira edição do Tow Out at Night. O evento criado pela lenda do bodyboard português, Hugo Pinheiro, levou até à Costa de Caparica milhares – entre adeptos dos desportos de ondas e curiosos.

O conceito já tinha sido testado em anos anteriores com sucesso e desta vez foi ainda mais longe, com um cuidado especial na iluminação artificial que transformou a praia do CDS num verdeiro estádio de surf. Potentes holofotes colocados em locais estratégicos, quase tudo material utilizado na rodagem de filmes, permitiram criar um ambiente muito especial – ao todo foram mais de 50 mil watts de luz.

O arranque do Tow Out at Night ainda aconteceu com a luz do sol, já que as primeiras sessões de aquecimento coincidiram com o final da tarde – gerando imagens idílicas de grandes manobras ao pôr do sol. Depois veio a oportunidade única de surfar à noite, um desafio que esteve também aberto ao público em geral. Ao todo foram mais de cem atletas de várias modalidades – com maior prevalência do surf e bodyboard mas também com bodysurf e até kayak surf – a aproveitar esta oportunidade.

As mais incríveis manobras acabaram por ser exibidas pelo próprio Hugo Pinheiro e pelos seus convidados: os surfistas Vasco Ribeiro, Francisco Alves e Tomás Valente e os bodyboarders Steph Kokorelis, Dino Carmo e Miguel Adão. No final, o atleta da Costa de Caparica mostrava-se satisfeito com o resultado; “As ondas estavam boas, apesar do nevoeiro ter dificultado um pouco a visibilidade. Mesmo assim fizemos a festa e tenho a certeza que nunca houve tantas pessoas a surfar à noite na Caparica! Na água foram mais de 100 atletas e cá fora passaram ao longo do dia pela praia do CDS muitos milhares de espectadores”.

Depois da ação dentro de água, a festa continuou até às 2 horas da manhã na praia do CDS, ao som da batida ritmada dos Nubai Sound System.