Setúbal marcou presença na festa de comemoração do 19.º aniversário da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, que se realizou na Vidigueira, a 14 de outubro.

 

O vereador com o pelouro da Inclusão Social, Pedro Pina, representou o Município de Setúbal num encontro que reuniu mais de quinhentos participantes.

O programa incluiu uma receção aos representantes dos municípios provenientes de todo o país, que visitaram o Museu Municipal da Vidigueira e o centro de arte e a adega da Quinta do Quetzal.

A iniciativa contou ainda com uma mega-aula de ginástica sénior, na qual participaram utentes de instituições dos vários municípios membros da rede, no caso de Setúbal do Centro Comunitário de São Sebastião, e terminou com um almoço-convívio baseado numa ementasaudável.

A Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, constituída em 1997, tem como objetivo apoiar a divulgação, implementação e desenvolvimento do projeto Cidades Saudáveis nas autarquias que pretendam assumir a promoção da saúde como uma prioridade da agenda dos decisores políticos.

Atualmente com 34 municípios do continente e ilhas, baseia a sua intervenção nos princípios da equidade, sustentabilidade, cooperação intersetorial e solidariedade.

O organismo promove um conjunto de iniciativas que dão a conhecer o trabalho que desenvolve, ao mesmo tempo que estreita a cooperação entre os municípios associados e parceiros, através da troca de experiências e de boas práticas na área da saúde.