Neste sábado, 30 de janeiro, Setúbal torna-se oficialmente Cidade Europeia do Desporto. Para assinalar a data, e o arranque do calendário desportivo de Setúbal 2016, a Câmara Municipal está a preparar uma maratona de atividades que, durante 10 horas, promete dar mais vida a 10 locais do concelho. Com o mote “Em 10 horas e em 10 locais – Viver a Diversidade Desportiva e Cultural de Setúbal”, a iniciativa abre logo às 9h00, na Praça do Bocage, localizada no centro histórico da cidade, com um momento que integra demostrações de capoeira, de percussão e de dança.

Uma hora mais tarde, os setubalenses são convidados a participar numa aula de ginástica, em diversos jogos tradicionais ou nas atividades de râguebi, esgrima, hip hop, escalada e futebol mini. A partir das 13h00, a população é desafiada, ainda, a participar nas atividades relacionadas com o voleibol e a assistir às demonstrações de slackline e  e, também, ao momento de danças urbanas dinamizadas por Bruno Abreu e Sheila Pereira.  A partir das 14h00, o Parque Verde da Bela Vista reserva uma demonstração de BMX e de Parkour & Freerunning Practitioner.

LOGOTIPO SETÚBAL 2016 CIDADE EUROPEIA DO DESPORTOPrograma de Setúbal 2016 tem já 200 ações confirmadas

Já entre as 15h00 e as 16h00, o corredor ribeirinho recebe um conjunto de atividades naúticas, em que se destacam as provas de vela ou canoagem. Também para essa hora, estão marcadas as atividades relacionadas com a patinagem artística e a ”H`AJA SAÚDE” – corrida informal de abertura de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016. A maratona de atividades inclui, ainda, vários apontamentos de ginástica e dança, nomeadamente de trampolins, tumbling, dança jazz, danças africanas, salsa e tango argentino. O programa culmina no Jardim da Algodeia, local que recebe, entre as 18h00 e as 19h00, o universo das artes marciais, com especial destaque para o muay thai e o taekwondo. Refira-se, ainda, o momento de percussão assegurado pelo músico Fernando Molina e de dança do ventre, a cargo de Andreia Gravata e Catarina Branco.

Depois de um dia repleto de atividades desportivas, a Câmara Municipal de Setúbal convida a população a participar na sessão oficial de abertura de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016, que decorre, às 21h00, no Pavilhão das Manteigadas. A cerimónia – cuja apresentação está a cargo de Bárbara Guimarães – integra um conjunto de demonstrações e um desfile de associações, clubes e coletividades das mais variadas modalidades e, ainda, a atuação do grupo musical Deolinda. Este é o ponto de partida do evento que integra já duas centenas de ações e em que se incluem 82 provas desportivas. A este nível, refira-se que 54 das ações são dinamizadas no espírito do “Desporto para Todos”, 36 na vertente de “Conhecimento/Qualificação” e 18 na área de “Desporto e Cultura”.

Fotografia de Carsten aus Bonn