No âmbito das comemorações do Global Dignity Day, Catarina Marcelino, secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, esteve no dia 28 de novembro no Montijo, na escola Básica D. Pedro Varela, acompanhada pelos Global Shapers de Lisboa e um representante do Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas (ACIME)

Nuno Canta, presidente da Câmara Municipal de Montijo, também esteve presente na iniciativa de promoção da dignidade humana e igualdade entre os jovens, que desde outubro decorre em mais de 60 países, envolvendo a Casa Real da Noruega.

A secretária de Estado mostrou-se satisfeita por estar “em casa” a debater o tema em questão: “ frequentei esta escola quando tinha a vossa idade e é com muito prazer que estou aqui”, afirmou, acrescentando que “as palavras que ouviu enquanto visitava as salas de aula como respeito, compaixão, liberdade, amor, deveres, tudo isto relativamente aos outros, tem a ver com dignidade”.

Catarina Marcelino, sublinhou, que “são projectos como estes que nos tornam pessoas melhores”

O presidente da Câmara Municipal sublinhou a importância do tema e referiu que “é essencial o respeito pelo próximo, pelos colegas, família e amigos. O respeito pela dignidade é fundamental para que possamos viver em conjunto”.

Segundo o Gabinete da Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade, em Portugal o Global Dignity Day foi implementado através do Programa Escolhas, tendo envolvido 24 escolas e/ou agrupamentos de escola e mobilizado, até ao momento, mais de 1.600.