O Festival da Sardinha está a decorrer em Setúbal até ao dia 24 de julho, com a participação de 25 restaurantes, que destacam aquele que é um dos peixes mais famosos da gastronomia da cidade sadina

 

A sardinha, eleita uma das 7 maravilhas gastronómicas de Portugal, é rainha da maioria dos pratos durantes os meses de verão e está em destaque nos restaurantes da cidade de Setúbal desde o passado sábado.

Durante as próximas duas semanas, vários estabelecimentos de restauração da cidade destacam a sardinha assada e promovem menus especiais em que este pescado é o ingrediente de eleição.

Ao mesmo tempo, a autarquia quer, com este festival gastronómico, incentivar a promoção dos produtos regionais e dinamizar a restauração local. A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, tem os apoios da Makro e da Lallemand.

No dia 24, o último dia do festival, a Casa da Baía apresenta o “Live Cooking – Aqui há Sardinha”, sob a direção do chef Luís Filipe Casquinha. Esta sessão é aberta ao público mediante inscrição prévia, que pode ser feita até 21 de julho, na Casa da Baía, pelo telefone 265 545 010 ou pelo endereço [email protected]. A participação tem um custo de 6 euros, a pagar no dia da iniciativa.

Na demonstração, os participantes têm a oportunidade de ver de perto novas e diferentes formas de cozinhar esta espécie de pescado, que é uma das mais consumidas no nosso país durante os meses de verão. No final acontece uma degustação dos pratos elaborados.