A SAPEC Portugal SGPS, SA, está a promover o projeto Blue Atlantic, uma plataforma multimodal estruturante para a região de Setúbal, que articulará a ligação marítima, que inclui as principais rotas marítimas internacionais norte/sul e este/oeste, diretamente com as redes ferroviárias e rodoviárias, nacionais e ibéricas.

O Blue Atlantic é um projeto importante para o Porto de Setúbal, uma vez que alia a área logística à atividade portuária.

As intervenções previstas englobam um cais acostável com 800 metros de comprimento, que permite a atracação simultânea de dois navios Panamax, e um terrapleno com mais de 27 ha, ligados à área logística Blue Atlantic com 96 ha, servida diretamente por rodovia e também por ferrovia, que poderá operar comboios até 880 metros, via a construir.

A área logística Blue Atlantic já é servida por média e baixa tensão elétrica, rede de água, rede de fibra ótica, rede de lixos domésticos e industriais, rede de combate a incêndios, rede de gás natural e rede de águas pluviais com equipamento de controlo de cheias.

Desenvolvida na Zona de Mitrena, a 5 kms de Setúbal, a área de implantação da plataforma Blue Atlantic está classificada no Plano de Desenvolvimento Municipal da cidade como zona industrial e beneficia dos fatores de diferenciação do Porto de Setúbal, como a sua localização estratégica e utilização maioritária para a movimentação de mercadorias da região da grande Lisboa, Alentejo e que estende o hinterland à Extremadura espanhola e Madrid, bem como, a localização próxima de alguns dos principais exportadores nacionais.

Por outro lado, o projeto Blue Atlantic ficará integrado num porto com barra aberta 365 dias por ano, com canais e cais com manutenção de fundos low cost, em que a preocupação permanente com a componente ambiental está presente, como demonstra a certificação ECOPORT do Porto de Setúbal.

porto_de_setubal_sapec