“Dotar os jovens de novas competências pessoais e profissionais”, de forma a estarem “mais preparados para o mundo do trabalho” e poderem contornar o desemprego juvenil, foi o objetivo do intercâmbio europeu de jovens “Brand it” que a Experimentáculo promoveu em Setúbal. Pedro Soares, responsável pela associação setubalense, realça que o desemprego juvenil “é um dos principais problemas” que afeta a Europa atualmente, apontando os números elevados que continuam a marcar a maioria dos países do Velho Continente, justificando assim a aposta neste projeto.
Exprimentáculo_Brand It_2A ideia passou por “abordar principalmente as novas tecnologias e de como elas podem ser uma mais-valia” no percurso pessoal e profissional dos jovens, explica Pedro Soares. Assim, no final do intercâmbio, cada participante teve oportunidade de criar o seu próprio vídeo-cv, com a ajuda da Experimentáculo e “aproveitando o know-how adquirido” durante o projeto.

O intercâmbio “Brand it” juntou em Setúbal, entre os dias 9 e 17 de Abril, 32 jovens provenientes de Portugal, Espanha, Lituânia, Macedónia, Eslovénia e Roménia. Para além das atividades referentes à temática do projeto, os participantes tiveram ainda oportunidade de “conhecer e descobrir a cidade”, através de visitas e atividades no exterior, aponta Pedro Soares. Este foi um projeto certificado e financiado pelo Eramus+, programa da Comissão Europeia que promove igualmente “os valores europeus da tolerância, da igualdade e do diálogo multicultural”, conclui.