Setúbal recebe, nos dias 17 e 18, uma corrida de drones, a primeira realizada no distrito, no que constitui uma oportunidade para assistir a treinos e a provas em que participam cerca de três dezenas de pilotos nacionais e internacionais

O Setúbal Drone Race, evento desportivo do quadro da FPAm – Federação Portuguesa de Aeromodelismo, como prova da classe F3U Internacional, e dividido em corridas e freestyle, inclui três etapas, a decorrer ao longo do fim-de-semana, no Complexo Municipal de Atletismo de Setúbal.

No sábado, dia 17, realizam-se os treinos, a partir das 12h00. O domingo está reservado para as provas de qualificação, eliminatórias e finais, a decorrer entre as 09h00 e as 19h00.

A competição, incluída no calendário de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016, conta com a participação de cerca de 30 pilotos deste novo desporto, ainda com pouca visibilidade no país, que consiste em manipular um multirrotor, aparelho com uma asa rotativa controlada por rádio controlo e com, pelo menos, três motores equipados com hélice.

Os aparelhos, com um peso de cerca de 800 gramas, podendo alcançar uma velocidade de mais de 128 quilómetros por hora, são equipados com câmaras que transmitem imagens on board ao piloto, através de uns óculos, que permitem ver a pista na perspetiva do aparelho, e contam com lâmpadas LED coloridas e câmaras HD para facilitar a transmissão das corridas para o público.

Todos os pilotos são aconselhados a ser portadores de licença internacional FAI, licença desportiva ou de praticante emitida pela Federação Portuguesa de Aeromodelismo.

A iniciativa, organizada pelo Clube de Aeromodelismo de Setúbal, com os apoios da Câmara Municipal, da Junta de Freguesia de São Sebastião e da Federação Portuguesa de Aeromodelismo, atribui prémios aos primeiros três classificados, tanto nas corridas, como no freestyle, bem como vouchers a todos os participantes.