A importância da prevenção de lesões na prática desportiva está em análise no Seminário de Exercício e Saúde “Ativo e Saudável”, a realizar a 7 de outubro, entre as 09h00 e as 17h30, no Cinema Charlot – Auditório Municipal

O encontro, organizado no âmbito de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016 pela Câmara Municipal em parceria com a Tiagos Clínica, conta com intervenções de diversos especialistas em saúde e desporto, bem como desportistas.

A prevenção de lesões na prática desportiva, tema específico do seminário, é considerada uma das bases fundamentais no desenvolvimento profissional dos técnicos que promovem o desporto.

O contributo para a transmissão de conhecimentos específicos nesta área e a troca de experiências é um dos objetivos do evento, que foi admitido para o Plano de Formação de Professores, com 0.2 unidades de créditos, pelo Centro de Formação Ordem de Santiago, ehomologado pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude, que concede 1.4 unidades de crédito a técnicos de exercício e diretores.

A participação no seminário está sujeita a inscrição prévia, gratuita, que deve ser feita até 6 de outubro através do endereço [email protected], de um formulário de inscrição disponível na página de internet da autarquia ou de uma ligação disponível na página de internet do Centro de Formação Ordem de Santiago.

A presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, intervém na sessão de abertura, marcada para as 09h00, que conta ainda com o diretor clínico da Tiagos Clínica, Adriano Tiago, e o médico e vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Desportiva, Henrique Jones.

Henrique Jones, especialista em Ortopedia e Medicina Desportiva, abre depois os trabalhos, às 09h30, com uma comunicação sobre os princípios gerais da prevenção de lesões no desporto.

Às 10h00, segue-se uma intervenção de Isabel Crespo, especialista em Medicina Física eReabilitação e Medicina Desportiva, que aborda o tema “Programas de Prevenção. Que realidades? Que resultados? A especificidade do Atletismo, da Natação e do Futebol”.

Entre as 10h30 e as 11h00, tem lugar um período de discussão sobre os temas apresentados por Henrique Jones e Isabel Crespo, com o jornalista Paulo Sérgio como moderador.

Após uma pausa, Filipe Videira, especialista em Saúde e Desporto e em técnicas osteopáticas do aparelho locomotor, aborda, a partir das 11h15, o tema “Prevenção para todos. Quais os exercícios mais importantes num programa generalista de prevenção de lesões”.

Meia hora mais tarde, a atleta paralímpica Simone Fragoso fala sobre a prevenção de lesões na modalidade que pratica, a natação, e quais os benefícios para o atleta.

Às 12h15, tem início um período de discussão sobre os temas abordados por Filipe Videira eSimone Fragoso, moderado igualmente pelo jornalista Paulo Sérgio.

O seminário prossegue à tarde, às 14h30, com a intervenção do treinador de futebol setubalense e campeão europeu de sub-17 Hélio Sousa, que aborda a questão da prevenção na perspetiva do treinador e a importância da integração de programas de prevenção de lesões nas rotinas do treino desportivo.

As implicações económicas das lesões desportivas e dos programas de prevenção de lesões no desporto estão em análise, a partir das 15h00, numa apresentação de Luís Rodrigues, vice-presidente da APOGESD – Associação Portuguesa de Gestão do Desporto.

Segue-se, às 15h30, um período de debate aberto a questões sobre as matérias apresentadas por Hélio Sousa e Luís Rodrigues, moderado por Henrique Jones.

O seminário prossegue às 16h00, com Cláudia Minderico, especialista em Educação Física eDesporto e Nutrição, em representação da Direção-Geral da Educação, a falar sobre a implementação do Programa Fit-Escola.

“Exercício Sim pelo prazer que dá!” é o tema da comunicação a apresentar pelo médico de saúde pública Luís Negrão, que é também assessor da Fundação Portuguesa de Cardiologia eresponsável médico do Dia Mundial do Coração.

O período de discussão sobre estas intervenções, moderado por Henrique Jones, médico que, juntamente com o jornalista Paulo Sérgio, apresenta, 15 minutos depois, as conclusões do encontro.

A cerimónia de encerramento, marcada para as 17h30, conta com as presenças da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, do diretor clínico da Tiagos Clínica, Adriano Tiago, e dos médicos Henrique Jones e Luís Negrão.