O Presidente da República vai apadrinhar, hoje, pelas 14h45, em Palmela, a inauguração do primeiro Museu da Música Mecânica (MMM), em Portugal.

O novo espaço cultural abre portas nesta segunda-feira e permitirá ver, ouvir e sentir o som original de peças com mais de cem anos de história. Segundo Andreia Martins, coordenadora da comunicação de MMM, Marcelo Rebelo de Sousa tem presença confirmada no evento, que “celebra a música de gerações passadas”.

A construção deste museu “é uma iniciativa privada do colecionador Luís Cangueiro”, que durante mais de três décadas reuniu um total de 600 peças do Século XIX à década de 30 do Século XX. “Estes exemplares eram as únicas máquinas que durante este período tinham a possibilidade de produzir música”, explica Luís Cangueiro.

Pela primeira vez, esta colecção privada estará disponível na sua totalidade ao público a partir de amanhã, 5 de Outubro.

O Museu da Música Mecânica tem como missão preservar e divulgar uma colecção particular representativa de toda a música mecânica através de um espaço interactivo e de uma oferta cultural inovadora.