O Parque do Bonfim, principal espaço verde da cidade, está a ser reabilitado numa intervenção em curso, liderada pela Câmara Municipal de Setúbal, de melhoria da atratividade do espaço, dotado de condições renovadas de usufruto para a população

 

A beneficiação da área central do parque, concretamente junto do lago, é uma das principais ações da operação urbanística executada por administração direta, ou seja, com recurso a meios técnicos e humanos da própria autarquia, com conclusão prevista para o dia 15 de setembro.

Naquele local, além da substituição das lajetas em pedra danificadas que circundam a área pedonal envolvente ao lago, são redefinidas as caleiras das árvores de grande porte que proporcionam amplas zonas de sombra. Também o relógio de sol ali existente, construído em pedra, é também recuperado.

O lago, no qual habita uma comunidade de aves, é também beneficiado no âmbito desta intervenção a decorrer desde o início de agosto. Neste caso, a Câmara vai instalar um sistema de repuxos, com iluminação decorativa, embelezamento que, além de reforçar a atratividade do local, auxilia a oxigenação da água.

Da obra faz também parte a criação de um palco, já instalado, igualmente na zona central do Parque do Bonfim. A infraestrutura, fixa, está apetrechada de um sistema elétrico e iluminação dedicada, a par de um ponto de água, recursos que permitem a realização de eventos culturais e desportivos variados.

A operação em curso no Parque do Bonfim incluiu ainda a pavimentação de todas as zonas de circulação pedonal, a colocação de novo mobiliário urbano, como bancos de jardim, assim como a beneficiação da iluminação pública, agora toda com tecnologia LED, e trabalhos pontuais de reparação no parque.

Paralelamente a esta intervenção, que confere uma nova atratividade e condições renovadas de usufruto ao Parque do Bonfim, a Câmara Municipal de Setúbal reabilitou, neste caso com recurso a empreitada, a rede de saneamento público que serve aquele equipamento localizado no centro da cidade.