No 1.º trimestre deste ano, Palmela registou um crescimento turístico de 18%, quando comparado com o mesmo período do ano anterior, atingindo um total de 13.520 dormidas, apenas entre os meses de janeiro e março. A presença de turistas portugueses nos estabelecimentos de hotelaria do concelho quase que duplicou no 1.º trimestre deste ano, face a 2015. Ao nível do mercado externo, Palmela recebeu, neste período, principalmente, turistas oriundos de Dinamarca, Reino Unido, Espanha, França e Bélgica.

Estes dados estatísticos têm como fonte a ERTL – Entidade Regional de Turismo de Lisboa e, por base, uma amostra de 90% da oferta turística do concelho de Palmela. Analisando os dados disponíveis pelo Instituto Nacional de Estatística, entre os anos de 2009 e 2014, o Município de Palmela contabilizou mais de 435 mil dormidas, números que revelam, de forma muito positiva, a crescente atratividade deste território.

Com uma estratégia de desenvolvimento turístico alicerçada numa sólida parceria com os agentes locais, numa longa cooperação com a Entidade Regional de Turismo de Lisboa e os restantes municípios da região, Palmela tem conseguido construir uma oferta turística inovadora, diversificada e de qualidade, apostando em produtos que, no âmbito do eixo centralizador da Arrábida, promovem os recursos naturais e histórico-culturais, contribuindo para a economia da região.

A Campanha ‘Palmela Conquista’, que conta com quatro anos de existência, tem sido um veículo essencial na valorização da marca Palmela e na divulgação dos principais eventos, programas e projetos turísticos.

Uma referência, ainda, para a aposta no desenvolvimento do Enoturismo, que se consubstancia, também, através da presença do Município na direção de redes internacionais, como a RECEVIN – Rede Europeia de Cidades do Vinho, que têm contribuído para a crescente afirmação e notoriedade de Palmela.