A freguesia de São Francisco da Serra foi a penúltima a ser visitada, nos dias 23, 24 e 27 de junho, no âmbito da Presidência nas Freguesias 2016. O balanço é, uma vez mais, positivo, com destaque para a obra que está a ser realizada entre Cruz de João Mendes e São Francisco, que vai trazer melhorias significativas à ligação entre as duas localidades.

“São Francisco caracteriza-se por ter três aglomerados urbanos de dimensão mais ou menos parecida: a sede da freguesia, Cruz de João Mendes e Roncão”, sublinha Álvaro Beijinha, Presidente da CMSC. “Tivemos oportunidade de ver que qualquer uma destas três localidades, do ponto de vista das infraestruturas, está dotada e qualificada, em particular São Francisco, que, há pouco tempo, teve uma grande intervenção por parte da Câmara e da Junta de Freguesia”, destaca Álvaro Beijinha.

“Por outro lado, tivemos oportunidade de ver as obras que estão a decorrer, nomeadamente uma intervenção que está a ser executada em parceria entre a Câmara e a Junta de Freguesia, que é a ligação entre Cruz de João Mendes e São Francisco, uma estrada municipal que estava em muito mau estado e que neste momento está a ser qualificada”. O Presidente da CMSC destaca, nesta obra, “a ideia de criar um passeio, para que as pessoas possam, de uma forma segura, circular a pé entre as duas aldeias. Estamos a falar de 1,5 km”. A intervenção, recorda Álvaro Beijinha, “advém de um compromisso assumido com a população, que seguramente vamos cumprir”.

Esta obra foi uma das notas de maior destaque da visita, que, à semelhança do que tem acontecido nas outras freguesias, incluiu contactos com as associações, com a comunidade educativa e com o tecido empresarial, além de toda a proximidade com as populações nas ruas.

A última etapa da Presidência nas Freguesias vai decorrer em Abela, entre hoje e quinta-feira.