A penúltima etapa da 78.ª Volta a Portugal em Bicicleta é decidida, a 6 de agosto, em Setúbal, com a emblemática prova do ciclismo nacional a passar por vários locais da urbe sadina e também por Azeitão e pela Arrábida

 

As estradas na Arrábida e de acesso às praias da orla marítima de Setúbal não vão estar encerradas em virtude da prova, estando apenas condicionadas durante a passagem dos ciclistas. O reforçado efetivo da GNR que estará presente no terreno apenas permitirá o estacionamento nas zonas definidas para o efeito.

A maior prova do ciclismo nacional, este ano integrada no calendário de eventos de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016, regressa ao sul do país, com a meta da penúltima etapa instalada em Setúbal para finalizar um percurso de quase 190 quilómetros com início em Alcácer do Sal.

A nona etapa da 78.ª Volta a Portugal em Bicicleta chega a Setúbal proveniente de Palmela pela N252, cerca das 16h00, para uma primeira passagem dos ciclistas no território sadino. Segue pela Avenida dos Ciprestes, depois pela Avenida da Europa e pelas rotundas Tratado de Roma e das Oliveiras, saindo da cidade em direção a Azeitão.

O percurso pelo concelho prossegue em direção a Azeitão pela N10 e, depois, saindo desta estrada nacional pela Rua Alto das Necessidades, com passagem pela Quinta de Alcube. À chegada ao Alto das Necessidades, com um Prémio de Montanha de 3.ª Categoria, continua pela Rua de Setúbal e entra novamente na N10 em direção a Vila Nogueira de Azeitão.

Em Vila Nogueira de Azeitão, os ciclistas chegam à Rotunda da Bacalhôa e entram dentro da vila para continuar o percurso pela Rua Dr. Francisco Gonçalves de Oliveira. Depois atravessam as ruas Poeta Sebastião da Gama e José Augusto Coelho e, já em direção a Setúbal, saem da N10 para continuar a prova pela Rua dos Picheleiros e M528, pela Arrábida.

Em pleno Parque Natural da Arrábida, o percurso pela M528 culmina na interceção com a N10-4, em direção ao Outão/Rasca. No final da N10-4, os ciclistas continuam a competição pela N379-1 e seguem em direção à Praia da Figueirinha. A chegada a este local está prevista para perto das 16h45.

A prova continua pela N379-1 em direção a Galapos, zona na qual começa a subida da Arrábida. Em direção a Setúbal, pela N379-1, passa pelo Convento da Arrábida e há um novo Prémio de Montanha, desta feita de 2.ª Categoria, no Alto da Arrábida. Os ciclistas avançam, novamente, até à N10-4, para a derradeira fase da competição.

Os ciclistas continuam pela N10-4, passam pelo Parque de Merendas da Comenda e reentram em Setúbal pela Avenida Luísa Todi, artéria na qual está instalada a meta, concretamente no Largo José Afonso. A chegada dos atletas para o final da prova está prevista entre as 17h20 e as 17h30.

A penúltima etapa da 78.ª Volta a Portugal em Bicicleta começa em Alcácer do Sal pelas 12h45, para um percurso com um total de 187,5 quilómetros que se estende a Montemor-o-Novo, Vendas Novas, Pegões, Montijo e Palmela, onde há uma meta volante com início por volta das 15h55.

“Passados 42 anos sobre o tiro de partida que lançou o ciclista Américo Silva, do Sport Lisboa e Benfica, para a vitória na etapa que uniu Setúbal a Lagos, a grande festa do ciclismo regressa finalmente à terra de Bocage”, sublinha a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira.

O regresso da Volta a Portugal em Bicicleta, assinala a autarca, constitui “um dos mais destacados acontecimentos desportivos integrados no vasto programa de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016”, calendário organizado pela autarquia sadina a decorrer até dezembro.

A ligação de Setúbal à Volta de Portugal em Bicicleta remonta à primeira edição da prova, em 1927, tendo sido nesse ano a meta da etapa inaugural, que saiu de Cacilhas, e a partida da etapa que se seguiu, até Sines.

O evento passou pela urbe sadina mais 15 vezes, entre as décadas de 30 e 60, com os ciclistas a rodarem no asfalto setubalense pela última vez em 1974.

A festa local em redor da Volta a Portugal sempre foi grande, sentimento que se espera reencontrar no dia 6, quando a maior prova do ciclismo nacional cortar a meta em Setúbal.

A presidente da Câmara Municipal de Setúbal mostra-se convicta na realização dessa festa e no sucesso da iniciativa. “Tenho a certeza que nos trará milhares de pessoas para ver este espetáculo desportivo que fez passar pela nossa cidade, como líderes da prova, ciclistas tão extraordinários como José Maria Nicolau, Alves Barbosa e Joaquim Agostinho.”

A 78.ª Volta a Portugal em Bicicleta, a decorrer entre 27 de julho e 7 de agosto, numa organização da Podium Events, conta com um total de 1618,7 quilómetros.

Fotografia de JL Andrade