A Câmara Municipal de Setúbal aprovou ontem, em reunião pública ordinária, a atribuição de topónimos a diferentes ruas do concelho.

A interseção, em rotunda, entre as avenidas Pedro Álvares Cabral, Antero de Quental e Álvaro Cunhal e a A12, localizada na freguesia de São Sebastião, passa a denominar-se Praça 25 de Abril de 1974.

Na mesma freguesia, o nó giratório entre o Viaduto Arrábida, a Rua Nova Sintra e a Avenida Coração de Maria, no Bairro da Azeda, ganha a designação de Praça Miguel de Castro (Poeta – 1925-2009).

Já um arruamento situado junto da Estrada de Aljeruz, no Monte Belo Norte, recebe o nome de Rua Januário dos Santos Gonçalves (Bombeiro – 1922-2010).

Ainda em São Sebastião, entre as ruas António José Batista e Vale de Cerejeiras, é atribuído o topónimo Praceta Álvaro Dias (Empresário – Resistente Antifascista – 1924-2014).

Na mesma freguesia, há ainda uma alteração na toponímia decorrente de proposta feita por moradores da Bela Vista no âmbito do programa “Nosso Bairro, Nossa Cidade” relativa às designações dos pátios locais, requalificados pela Câmara Municipal de Setúbal.

A Praceta da Força Aérea Portuguesa passa a Pátio do Avião e o local conhecido por Pátio da Mamã fica Pátio Natalina Silva.

Os restantes logradouros da Bela Vista, sem denominação anterior, recebem os topónimos de Pátio das Árvores, Pátio Quinta Nova, Pátio das Oliveiras, Pátio Maravilhoso, Pátio das Hortas, Pátio do Labirinto, Pátio da ACM, Pátio da Paz, Pátio da Liberdade, Pátio das Amoreiras, Pátio do Pombal, Pátio das Ameixoeiras, Pátio do Eclipse, Pátio da Esperança, Pátio Multicultural, Pátio das Andorinhas e Pátio da Alegria.

Outra proposta aprovada na reunião pública de ontem atribui ao troço entre a Estrada Nacional 379-1 e o Portinho da Arrábida, na União das Freguesias de Azeitão, o nome de Rua Serra-Mãe.

Também em Azeitão, a artéria entre as ruas de Pombal e da Felicidade passa a designar-se Rua Dr. Eduardo Albarran (Oftalmologista – 1936-2010).

É ainda atribuído o topónimo Travessa S. Lourenço à anteriormente denominada Travessa Diogo Gomes (Navegador, Séc. XV), arruamento com início na Rua Família Bronze e fim na Rua José Malhoa, em Vale de Cães.

Igualmente em Azeitão, o arruamento entre as ruas dos Descobrimentos e Álvaro Fernandes, em Vale de Cães, é nomeado de Rua das Caravelas.
Fotografia de JL Andrade