Cerimónia vai ser apadrinhada pelo secretário de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello

As comemorações do 42.º aniversário do 25 de Abril em Montijo vão ficar marcadas pela inauguração do Monumento de Homenagem aos Combatentes da Guerra do Ultramar. A cerimónia está agendada para as 11h00 do próximo 25 junto ao cemitério de São Sebastião, e contará com a presença do secretário de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello.

“O Monumento de Homenagem aos Combatentes da Guerra do Ultramar, da autoria de Américo Dimas, pretende recordar e eternizar os militares naturais do concelho do Montijo que tombaram na Guerra do Ultramar ao serviço da Pátria”, revela o Gabinete de Comunicação da Câmara, acrescentando que antes desse momento, as iniciativas institucionais comemorativas da Revolução dos Cravos terão início “pelas 9h00, à porta do edifício dos Paços do Concelho, com o hastear da bandeira ao som da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários do Montijo”.

Às 16h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho “irá decorrer a Sessão Solene, com as intervenções do presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, da presidente da Assembleia Municipal do Montijo, Maria Amélia Antunes, e dos representantes dos partidos políticos com assento na Assembleia Municipal do Montijo”.

Às 18h00, na Praça da República, a Banda da Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro realizará um concerto que visa assinalar a data.


Programa

Dia 24 de Abril

21h30, Cinema Teatro Joaquim d’ Almeida

Abril de Abril, espetáculo comemorativo pela Escola de Artes Sinfonias & Eventos e João da Ilha. A entrada é gratuita.


Dia 25 de Abril

9h00, Alto Estanqueiro

XI Edição do Passeio de BTT Rota Saloia, organizado pela Academia Desportiva Infantil e Juvenil do Bairro Miranda, com o apoio da Câmara Municipal do Montijo e da Junta da União das Freguesias da Atalaia e Alto Estanqueiro-Jardia.

9h15, Praça da República – Montijo

III Corrida e Caminhada da Liberdade, organizada pela Câmara Municipal do Montijo e pela Junta da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro, com o apoio da Proteção Civil do Montijo, dos Bombeiros Voluntários do Montijo, da PSP e do núcleo do Montijo da Cruz Vermelha Portuguesa.