O Festival Liberdade, que se realiza este ano no concelho do Seixal, é um evento “diferente”, marcado por “valores da liberdade” e “construído com a participação da juventude”, adianta o membro da comissão organizadora. Jorge Martins acrescenta que este é um “espaço de festa, de convívio, de participação, de música, de animação de rua em todo o espaço envolvente e de opinião”.

Jorge Martins_Festival Liberdade

O coordenador da comissão organizadora do Festival Liberdade refere que durante o certame vão ser pintados “painéis com grafítis”, sobre a temática da “juventude e da liberdade”, por “artistas dos vários concelhos” da região de Setúbal. Jorge Martins sublinha que o festival é também uma oportunidade de os jovens da região “apresentarem novos projetos na área da música”, sendo esta uma forma de se darem a conhecer à comunidade.

O também responsável pela comunicação na Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS) considera os pontos altos do evento vão ser “os concertos de música” e “o encontro juvenil, que se vai realizar no sábado”, onde vai ser debatido “a vida do associativismo” e o que “vai ser o festival no futuro”. Jorge Martins entende que as pessoas devem ir ao Festival Liberdade, porque esta é uma iniciativa onde se pode “ouvir não só uma boa música”, como é um espaço “com valores, de participação”, que mostra o que vai sendo feito “a nível de associativismo juvenil”.

O representante da AMRS revela que com o objetivo de “dar a conhecer o festival a um maior número de pessoas”, nomeadamente a “jovens” a comissão organizadora elaborou uma programação “com grandes grupos musicais” e com “atividades no recinto” durante os dois dias, tendo também divulgado o evento em “outdoors, nas redes sociais”, distribuído “cartazes e flyrers” em zonas estratégicas e estabelecido “parcerias com órgãos de comunicação” que realizaram “spots promocionais”.

O elemento da comissão organizadora lembra que o festival tem o apoio dos “municípios”, mas é a “juventude, desde as associações mais formais às mais informais que fazem a atividade acontecer”. O Festival Liberdade que se realiza de 22 a 23 de maio, na Quinta da Marialva, em Corroios, concelho do Seixal é uma organização da Associação de Municípios da Região de Setúbal em parceria com o movimento associativo juvenil da região.