As habituais cerimónias protocolares nos Paços do Concelho iniciam o programa comemorativo do feriado municipal de 15 de Setembro, que culmina um ano intenso de atividades no âmbito das Comemorações dos 250 Anos do Nascimento de Bocage

 

O programa do 15 de Setembro, organizado pela Câmara Municipal, começa às 09h00 com o hastear dabandeira na varanda dos Paços do Concelho, a que se segue, pelas 09h15, a deposição de flores na estátua do poeta sadino, na Praça de Bocage.

A sessão solene evocativa do Dia de Bocage e da Cidade está agendada para as 10h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, edifício alvo de obras de reabilitação e valorização da atratividade, dotando-o de características museológicas, cuja apresentação pública tem lugar no dia 14, às 21h00.

Homenagens a funcionários municipais aposentados e a imposição de medalhas honoríficas a diversas personalidades e entidades, bem como um momento musical a cargo dos jovens da Casa de Acolhimento Residencial da Casa de Santa Ana integram a sessão solene do 15 de Setembro.

Um novo projeto museológico, dedicado à vida e obra do poeta, marca, às 15h00, a reabertura das portasda Casa de Bocage, equipamento municipal alvo de intervenções de beneficiação.

A reabertura da Casa de Bocage é complementada com a oferta à autarquia do painel de azulejos “Bocage”, da autoria de Andreas Stöcklein/Galeria Ratton, e de uma apresentação de peças daquele artista plástico, por José Meco, o maior especialista em azulejaria portuguesa.

Outra inauguração está marcada para as 19h00, no Espaço das Artes da Casa da Cultura. Trata-se daexposição coletiva de pintura intitulada “Bocage e o Desporto”, organizada pela Artiset.

A mostra, de entrada gratuita, pode ser visitada até dia 22, de terça-feira a sábado das 16h00 às 19h30 e das 20h30 às 23h00 e ao domingo das 14h30 às 20h00.

As atividades do 15 de Setembro terminam às 21h30, com o Fórum Municipal Luísa Todi a receber o encerramento oficial das Comemorações dos 250 Anos do Nascimento de Bocage, a que se segue o primeiro dos concertos Integral Sinfonias de Beethoven, pela Orquestra Metropolitana de Lisboa, ciclo que prossegue nos dias 16 e 17, à mesma hora, e no dia 18, às 16h00.