O Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros de Setúbal alerta para a previsão de condições meteorológicas adversas a partir de hoje e até segunda-feira, com a possibilidade de precipitação e vento forte e períodos de trovoada

 

O quadro meteorológico esperado para as regiões de Lisboa, Setúbal e Algarve inclui, entre o final do dia de hoje e o final da manhã de amanhã, a ocorrência de precipitação pontualmente forte, ou seja, mais de 10 milímetros por hora, com acumulados que podem atingir os 20/30 milímetros por cada três horas.

A Proteção Civil, com base em informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, avança que o quadro meteorológico prevê, a partir do final de domingo e até segunda-feira, um agravamento das condições de instabilidade atmosférica, com fenómenos locais de aguaceiros e ventos fortes, trovoada e agitação marítima na costa ocidental com ondulação superior a quatro metros.

O Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros de Setúbal aconselha a adoção das medidas habituais de segurança, como a verificação de algerozes, telhados e chaminés e a limpeza de ralos, caleiras, platibandas e sumidouros.

Com a ocorrência de rajadas de vento, a Proteção Civil adverte para a necessidade de recolha de toldos e de bens móveis instalados em varandas e aconselha a manter janelas e portas devidamente fechadas.

Nos locais onde habitualmente ocorrem inundações, é ainda recomendado que as viaturas não sejam estacionadas na via pública e garagens e que se proceda à colocação de um anteparo de madeira ou metal para a porta da rua.

A Proteção Civil recomenda ainda, em virtude do piso rodoviário escorregadio e eventuais formações de lençóis de água na faixa de rodagem, a adoção de uma condução defensiva, com velocidade reduzida.

A evolução das condições meteorológicas pode ser acompanhada na página do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, em www.ipma.pt.

Fotografia de Franck_Michel