O Círio Marítimo em honra de Nossa Senhora da Arrábida está de regresso à Serra. O cortejo de barcos engalados, reposto em 2015 após mais de 40 anos de interregno, realiza-se este ano ao longo de dois dias.

Entre 09 e 10 de julho, o Rio Sado volta a receber os pescadores, seus barcos e familiares num momento que será o ponto alto das Festas do Novo Círio de Nossa Senhora da Arrábida, que têm início no próximo dia 02.

A revitalização do Círio Marítimo de Nossa Senhora da Arrábida realizou-se no último ano, tendo recuperado uma tradição que foi interrompida por mais de quatro décadas. O cortejo deixou de realizar-se na década de 1970 e regressou no dia 04 de julho de 2015.

Os barcos vão partir da Doca dos Pescadores no sábado, dia 09 de julho, após a realização de uma procissão que tem início às 10h00 na Igreja de Nossa Senhora da Anunciada.

O regresso e receção do cortejo está marcado para as 17h30 de domingo, dia 10 de julho, num percurso que poderá ser acompanhado pela população junto à Praia da Saúde, até à Doca dos Pescadores. À semelhança de 2015, o círio marítimo vai percorrer o Portinho da Arrábida, Outão, Senhora do Cais.

A revitalização do Círio Marítimo de Nossa Senhora da Arrábida é um dos objetivos traçados pela União das Freguesias de Setúbal durante o atual mandato, sendo estas festas elementos centrais da cultura das nossas populações e uma forma de manter vivas as nossas tradições e as nossas raízes.

As comemorações são organizadas pela Comissão de Festas do Novo Círio de Nossa Senhora da Arrábida – Igreja Paroquial da Anunciada, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, da União das Freguesias de Setúbal, do Instituto da Conservação da Natureza e das Flores (ICNF), Polícia de Segurança Pública, Guarda Nacional Republicana, Fundação Oriente, José Maria da Fonseca e da pastelaria Abrantes.


FESTAS DO NOVO CÍRIO DE NOSSA SENHORA DA ARRÁBIDA
De 02 a 10 de julho de 2016

SÁBADO | DIA 02
21h30
Procissão de velas pelo Bairro do Troino
na Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Anunciada

DE TERÇA A QUINTA-FEIRA | DE DIA 05 A 07
Tríduo em honra de Nossa Senhora da Arrábida
18h30
Santa Missa | Ofício de Vésperas
na Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Anunciada

SEXTA-FEIRA | DIA 08
18h30
Missa de Sufrágio pelos sócios falecidos
na Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Anunciada

SÁBADO E DOMINGO | DIAS 09 E 10
Tradicionais festividades no Convento da Arrábida
Romagem ao Senhor dos Aflitos
Missa festiva em honra de Nossa Senhora da Arrábida
Procissão | Recitação do Terço | Convívio familiar | Quermesse

Revitalização do Círio Marítimo de Nossa Senhora da Arrábida        
Dia 09
10h00
Procissão com início na Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Anunciada até à Doca dos Pescadores
Início do cortejo de barcos engalanados pelo Rio Sado
Dia 10
10h30
Missa festiva em honra de Nossa Senhora da Arrábida, seguida de procissão pelo Convento da Arrábida
na Capela do Convento da Arrábida
17h30
Regresso e receção do cortejo pela população junto à Praia da Saúde, até à Doca dos Pescadores