A Festa do Morango, nos Brejos de Azeitão, concelho de Setúbal, regressa após “mais de vinte anos de pausa”, com o objetivo de “retomar as tradições” e de “dar a conhecer aos novos habitantes a história de Azeitão”, explica a presidente da Junta de Freguesia de Azeitão. Celestina Neves adianta que durante os três dias de festa os visitantes vão ter ao seu dispor “muita música e animação”, bem como “stands com produtos derivados de morango” e expositores com “produtos hortícolas de Azeitão”.

Image1

A autarca considera que a Festa do Morango é um evento original, visto que é uma “festa nova”, que se vai realizar no “novo Parque Urbano dos Brejos de Azeitão” e que pretende “retomar a tradição antiga de exaltação da qualidade do morango” desta zona. Celestina Neves destaca como outra particularidade deste certame o “concurso de aventais”, em que as pessoas “apresentam um avental, alusivo ao tema que quiserem”, sendo estes presentes a “um júri que vai avaliá-los”, e “premiar os três melhores”.

A presidente da junta de freguesia lembra que “não havia nenhuma festa ao longo do ano nos Brejos de Azeitão”, sendo este um evento das “pessoas desta freguesia”. Celestina Neves considera que as pessoas devem ir a esta festa, porque “vão-se divertir” e “vão encontrar bons produtos locais”.

A responsável pela freguesia entende que o ponto alto do certame vai ser o “espetáculo musical dos UHF”, que pensa que vai “atrair pessoas de diferentes faixas etárias”. Celestina Neves ambiciona que participem na festa “perto de 10 mil visitantes” e para tal apostaram na “divulgação do evento nas redes sociais, no jornal de Azeitão, no guia de eventos da Câmara Municipal de Setúbal”, assim como criaram “marcadores de livros com o calendário das festividades” e distribuíram “cartazes e panfletos nos comércios locais de Azeitão”.

A representante da organização da festa refere que vão estar presentes “cerca de 40 tendas e casinhas”, com “produtos hortícolas do concelho”, com “produtos derivados do morango e com petiscos”. A Festa do Morango realiza-se de 12 a 14 de junho, no Parque Urbano dos Brejos de Azeitão, conhecido pelo parque do morango. Este evento está orçado em perto de 12 mil euros e é organizado pela junta de freguesia.