A 39ª edição da Festa do Avante, na Quinta da Atalaia, no concelho do Seixal, pretende “reafirmar as ideias do Partido Comunista Português (PCP), afirmar as propostas que o partido tem para o país” e “valorizar o trabalho coletivo”, pois “só assim sabem trabalhar”, revela a responsável pela Festa do Avante em termos regionais. Antónia Lopes adianta que esperam transmitir uma “mensagem de esperança e de confiança aos visitantes”, mostrando que é “possível pôr Portugal a produzir” e que “conseguem executar aquilo em que acreditam e que defendem”.

Festa do Avante_corpo

O membro dos organismos executivos da Direção de Organização Regional de Setúbal (DORS) do PCP esclarece que a particularidade da Festa do Avante está nas “questões políticas” que são abordadas, no “aprofundamento dos temas e das opiniões políticas” e no “ouvir a opinião do partido sobre determinados assuntos”. Antónia Lopes refere que neste evento as pessoas têm ao seu dispor “momentos musicais, exposições políticas, debates sobre temas da atualidade, gastronomia, artesanato”, bem como “cinema e teatro e várias atividades desportivas”, com “atletas de todos os pontos do país”, nomeadamente da região de Setúbal.

A dirigente da DORS considera que as pessoas devem ir à Festa do Avante, porque é um “espaço de alegria, de confiança” e de “esperança num mundo melhor”. Antónia Lopes reconhece que os pontos altos do certame vão ser os “comícios de abertura e de encerramento feitos pelo secretário-geral do PCP”, pois são momentos que atraem um número significativo de apoiantes, simpatizantes e militantes do partido.

O elemento da Direção de Organização Regional de Setúbal do PCP espera que durante os três dias participem na festa “muitos milhares de visitantes”, sabendo que “muitos estão familiarizados” com o evento, que já “faz parte das suas vidas”, o que leva à “manutenção de muitos amigos, visitantes e militantes”. Antónia Lopes lembra que todos os anos têm a preocupação de “atualizar os temas”, de modo a “chamar novos públicos”, havendo “sempre pessoas que vão pela primeira vez à festa”.

A Festa do Avante realiza-se de quatro a seis de setembro, na Quinta da Atalaia, no concelho do Seixal. Esta festa é organizada pelo PCP e é financiada pelos militantes do partido, pelo próprio partido e pelas iniciativas que este grupo partidário dinamiza.