Na Feira de Maio, no concelho da Moita, as pessoas vão poder assistir a “três largadas”, a “vários espetáculos musicais” e a “atuações de dança”, refere o responsável pela comissão coordenadora das festas do município. João Romba adianta que este evento tem como objetivo “dinamizar o comércio local” e “divulgar as tradições da Moita”, nomeadamente as “tradições taurinas”.

vereador João Romba (2).jpg_CM Moita

O membro da comissão organizadora entende que os pontos altos do evento podem ser o “o espetaculo da Academia Musical da Moita”, que “vai atuar pela primeira vez na feira” e o “almoço que acontece todos os anos”, que procura “dinamizar os restaurantes e o comércio local”, em que “são confecionados pratos de acordo com o bolso das pessoas”.

O também vereador da câmara municipal com o pelouro do Desenvolvimento Económico considera que as pessoas devem ir à Feira de Maio, porque “é um local de convivência” e de “reencontro de amigos”, que não se veem há algum tempo. João Romba revela que “toda a programação da Feira de Maio” foi realizada em parceria com o “movimento associativo” e com a “comunidade”, que são os “protagonistas das atividades que se vão realizar ao longo dos quatro dias”.

O autarca garante que o que este certame tem de original é “ser considerado o arranque das festividades no concelho da Moita”, bem como a “envolvência dos munícipes”, que “dinamizam as várias iniciativas”, e que “participam nas mesmas”. João Romba lembra que este evento “só por si já atrai um elevado número de pessoas”, por ser “ a primeira feira do município da Moita” e por ter uma “vertente musical e taurina”, sendo as “largadas conhecidas a nível nacional”.

O representante da comissão organizadora informa que vão participar no certame “cerca de 50 expositores de artesanato”, ambicionando que durante os quatro dias “estejam presentes entre cem a 150 mil visitantes”, caso as “condições meteorológicas ajudem”. Esta feita está “orçada em 30 mil euros” e “paga-se a ela própria”, através das “verbas vindas do terrado e dos expositores”, esclarece João Romba.

A Feira de Maio vai-se realizar de 21 a 24 de maio, nas ruas da vila da Moita, sendo uma organização da comissão coordenadora das festas do município, com o apoio do movimento associativo e de toda a comunidade.