O Fórum “Envelhecimento Ativo | Desenvolvimento Humano: Desafios para uma cidadania participativa” é o próximo evento realizado pelo IN2SET (Interface Colaborativo para o Desenvolvimento e Inovação da Península de Setúbal). A iniciativa decorre no dia 27 de outubro, a partir das 14h30, no Auditório Nobre do IPS (edifício ESCE/IPS e ESS/IPS), campus de Setúbal.

Este fórum é promovido pelo Grupo Temático “Envelhecimento ativo e qualidade de vida”, um dos oito grupos de trabalho que integram o IN2SET, e pretende debater diferentes aspetos relacionados com esta temática, tendo por base uma perspetiva de desenvolvimento humano e de cidadania participativa. Os participantes têm também a oportunidade de trocar ideias sobre a forma como podem as pessoas, ao longo do seu percurso de vida, preparar-se para uma fase de maior debilidade que chegará com o avançar da idade, mas que não deve diminuir a possibilidade de uma participação ativa na sociedade.

A iniciativa conta com as intervenções da Dr.ª Ana Bernardo, Diretora Clínica do Hospital de Nossa Senhora da Arrábida, e do Prof.º Doutor António Fonseca, docente da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa-Porto, sendo o debate moderado pela jornalista Fernanda Freitas.

A participação no evento é gratuita, mas com inscrição obrigatória até 24 de outubro para o email: [email protected]

Coordenado pelo Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), o IN2SET integra uma rede de parceiros regionais dos setores económicos, social e ambiental (empresas, entidades municipais, associações e outras instituições e individualidades da sociedade civil), que numa ótica de reflexão conjunta pretendem contribuir para o desenvolvimento sustentável da Península de Setúbal.
Fotografia de JL Andrade