O Encontro com a Comunidade Educativa, promovido pela Câmara Municipal do Montijo, arrancou no dia 22 de novembro, no Cinema Teatro Joaquim d’ Almeida (CTJA). Perante uma plateia de professores, alunos, autarcas e outros membros da comunidade educativa, o evento centrou-se nos novos ambientes de aprendizagem, em particular a designada ‘sala de aula do futuro’.

O presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, abriu a sessão, afirmando que a câmara tem “uma agenda educativa de transformação e modernização da escola, que assenta no princípio da proximidade à comunidade educativa”.

O autarca salientou, ainda, que na área da educação “são exigidos, cada vez mais, novos ambientes educativos, novas práticas educativas, novos processos pedagógicos e novas formas de ensinar. A escola do futuro é uma escola que responde aos novos desafios e que se enriquece com a integração de todos, uma escola que consegue democratizar o processo e o sucesso educativo em todos os níveis de ensino”.

Após a sessão de abertura, seguiu-se a mesa redonda “Novos ambientes de aprendizagem – potencialidades e desafios”, moderada pela vereadora da Educação Maria Clara Silva e tendo como oradores Fernando Franco, da Direção Geral da Educação, Carlos Cunha, coordenador do projeto sala de aula do futuro da Escola Dom Manuel Martins de Setúbal, Hugo Dantas, da empresa Promethean que comercializa equipamentos para a ‘sala de aula do futuro’, e Neuza Pedro, professora do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Os diversos oradores abordaram o conceito de sala de aula do futuro, as necessidades educativas dos alunos e os desafios que se colocam à escola e as práticas pedagógicas face às novas tecnologias e aos novos ambientes de aprendizagem.

Todos foram unânimes na necessidade de integrar as novas tecnologia na sala de aula, na imprescindibilidade da formação dos professores para os novos ambientes de aprendizagem e nas vantagens acrescidas das ‘salas de aula do futuro’ ou de outros ambientes semelhantes na aprendizagem dos alunos, pois apresentam-se como espaços dinâmicos que potenciam a participação, a interação, a partilha e a criatividade dos alunos.

Após o debate, os alunos presentes foram experimentar a ‘sala de aula do futuro’, que estará no CTJA, durante os dias 23 e 24 de novembro, para receber mais alunos do ensino básico e secundário de todo o concelho.

O Encontro com a Comunidade Educativa terminará no dia 25 de novembro com a dinamização do workshop para docentes “Novos e inovadores ambientes de aprendizagem”, na ‘sala de aula do futuro’.

A ‘sala de aula do futuro’ é um modelo que oferece um ambiente educativo pedagogicamente aliciante, com recurso a meios tecnológicos inovadores e de qualidade, que estabelecem a ponte entre o quotidiano dos alunos e as práticas educativas, promovendo o desenvolvimento de competências essenciais à vida profissional e pessoal dos jovens.