Um encontro de experiências olímpicas juntou, no domingo à tarde, mais de oito mil pessoas no Parque Urbano da Albarquel e na Praia da Saúde, em Setúbal, evento que contou com a presença de atletas olímpicos

As Comemorações Nacionais do Dia Olímpico – Experiências Olímpicas, organizadas pelo Comité Olímpico de Portugal em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, no âmbito do calendário da Cidade Europeia do Desporto 2016, tiveram como objetivo celebrar e divulgar à comunidade em geral os valores olímpicos.

O Parque Urbano de Albarquel e a Praia da Saúde viveram um ambiente de convívio e animação, com a experimentação de diversas modalidades olímpicas. Ao longo da tarde, os visitantes praticaram desportos como andebol, badminton, basquetebol, boxe, esgrima, futebol, ginástica, judo, râguebi, voleibol, ténis e tiro com armas de caça.

Uma caminhada de cinco quilómetros e uma corrida de seis, com início e fim no Parque Urbano e passagem pela Avenida Luísa Todi e pela Baixa comercial, foi outra das iniciativas das Comemorações Nacionais do Dia Olímpico.

Os atletas olímpicos setubalenses Edi Maia, de atletismo, Joaquim Videira, de esgrima, e Tiago Venâncio e Ricardo Pedroso, de natação, estiveram presentes, para interagirem com o público e promoverem sessões de autógrafos.

Durante o dia de segunda, a zona ribeirinha foi palco de atividade semelhante mas dirigida exclusivamente a escolas do 1.º ciclo do concelho, com mais de trinta turmas envolvidas, na qual participou a atleta Rosa Mota.