Cerca de uma centena de atletas, com idades entre os 6 e os 16 anos, participaram no domingo numa competição de pentatlo moderno, que decorreu na Piscina Municipal de Azeitão e no Complexo Municipal de Piscinas das Manteigadas

 

A “Copa Atlântica da Juventude”, evento de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016, juntou atletas federados de benjamins, infantis, iniciados e juvenis, modalidade que nestes escalões contempla as disciplinas de natação e combinado (tiro e corrida).

A competição, que além da final do Circuito Tri Jovem, prova do campeonato nacional da modalidade, incluiu um encontro internacional, com um Open Absoluto de Tetratlo Moderno, contou com a participação de atletas de doze clubes portugueses, bem como de representantes de clubes estrangeiros.

O evento desportivo, organizado pela Federação Portuguesa do Pentatlo Moderno com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, dividiu-se entre a Piscina Municipal de Azeitão, onde decorreram as provas de natação, e o Complexo Desportivo das Manteigadas, onde tiveram lugar as provas de tiro, corrida e esgrima.

Na final do Circuito Tri Jovem, que inclui as disciplinas de natação, tiro e corrida, a vitória no escalão de Benjamins coube a Afonso Nogueira, da Escola Municipal de Desporto de Setúbal (EMDS), em masculinos, e a Matilde Pereira, do Clube de Natação da Amadora (CNA), em femininos.

 

João Rodrigues e Vera Narra, ambos atletas do CNA, venceram as provas masculina e feminina, respetivamente, do escalão de Infantis, e em Iniciados as vitórias couberam a Tiago Gonçalves, da Associação Desportiva e Recreativa do Bairro dos Anjos (ADRBA – Leiria), e a Juliana Guerreiro, do Penta Clube da Covilhã (PCC).

Hugo Morais, das Piscinas Municipais de Pataias (PMP), e Margarida Cardoso, da EMDS, foram os vencedores em masculinos e femininos no escalão de Juvenis.

Quanto às provas que incluíram a participação de atletas estrangeiros, é de salientar a vitória setubalense do atleta Pedro Valido, da Escola Municipal de Desporto, no Tetratlo Absoluto. A prova feminina foi ganha por Maria Domingues, do ADRBA.

No Open Internacional de Triatlo, a portuguesa Matilde Pereira, do Clube de Natação da Amadora, venceu a prova feminina de Infantis, e Afonso Nogueira, da EMDS, venceu a prova masculina.

No escalão de Infantis do encontro internacional, João Rodrigues e Vera Narra, ambos atletas do CNA, repetiram a vitória obtida no Tri Jovem nacional, e em Iniciados as provas feminina e masculina foram ganhas, respetivamente, por Martine Scott, da Escola de North Kent, no Reino Unido, e por Tiago Gonçalves, do ADRBA.

Por fim, em Juvenis, sagraram-se vendedores, à semelhança da prova nacional, Hugo Morais, das Piscinas Municipais de Pataias, e Margarida Cardoso, da Escola Municipal de Desporto de Setúbal.

A Copa Atlântica da Juventude foi, igualmente, uma prova de observação e aferição, por parte da Federação de Pentatlo Moderno, dos atletas que ainda têm hipóteses de apuramento para o Campeonato Europeu da modalidade, a decorrer em agosto, no reino Unido.