Setubalenses poderão assistir ao Torneio Internacional de Basquetebol Cidade de Setúbal e, ainda, a duas provas nacionais de futebol de praia

O basquetebol e o futebol de praia “invadem”, no próximo fim-de-semana, a cidade de Setúbal. A 19, 20 e 21de agosto, o Pavilhão Desportivo Municipal das Manteigadas recebe o Torneio Internacional de Basquetebol Cidade de Setúbal. Durante a prova – uma das mais aguardadas do calendário de Setúbal 2016 – as seleções nacionais de Portugal, Hungria e Holanda defrontam-se no torneio que tem como principal objetivo a preparação da seleção portuguesa masculina de basquetebol para o Campeonato da Europa, que se realiza em setembro. No primeiro dia, a seleção nacional defronta a equipa da Hungria, que enfrenta, por sua vez e no dia seguinte (20 de agosto), a Holanda. O último dia do torneio (21 de agosto) está reservado para o encontro que coloca frente a frente a equipa portuguesa e a seleção holandesa. As partidas realizam-se sempre a partir das 20h30, no Pavilhão Desportivo Municipal das Manteigadas. A entrada é gratuita.

Setúbal 2016 promove, também no fim-de-semana de 20 e 21 de agosto, duas importantes provas do calendário nacional de futebol de praia, organizadas pela Federação Portuguesa de Futebol. O recém-criado campo para a prática desta modalidade, instalado no Parque Urbano de Albarquel, será o palco das fases finais dos Campeonatos Nacionais de Futebol de Praia da Divisão de Elite e, ainda, da Divisão Nacional. Setúbal recebe a final do Campeonato Nacional Futebol Praia – Divisão Elite, uma prova composta por três fases, que se iniciaram a 14 de maio e que terminam a 21 de agosto, precisamente em Setúbal, e que opõem as oito melhores equipas nacionais.

A fase final, que contempla a segunda eliminatória, joga-se a 20 de agosto (realização de dois jogos), estando a final agendada para 21 de agosto, dia em que se apura o campeão nacional. As quatro equipas em disputa pelo título de campeão são o SPG Braga, a Casa Benfica Loures, o Sporting CP e o CF Os Belenenses. Os quatro clubes vencidos na primeira eliminatória da segunda fase – Leixões SC, Varzim SC, GR Amigos Paz e Vitória FC – disputam, também a 20 de agosto, uma eliminatória que irá decidir os dois clubes que serão despromovidos.

Quanto às meias-finais e à respetiva final do Campeonato Nacional Futebol de Praia – Divisão Nacional, os jogos decorrem no mesmo período, mas em horários diferentes, permitindo que o público assista a um conjunto vasto de jogos no mesmo local, ao longo dos dois dias. Fazem parte deste lote o CD Nacional, o ACD Sotão, o GD Chaves e o CDRC Vila Franca do Rosário, que disputarão as meias-finais a 20 de agosto. Os vencedores jogam posteriormente a final, agendada para 21 de agosto.

Calendário dos jogos:

Divisão de Elite – Play Off | 20 de agosto

15h30 | Casa Benfica de Loures vs Sporting CP

16h45 | SPG C Braga vs CF Os Belenense

Divisão de Elite – Play Out | 20 de agosto

18h00 | Vitória FC vs Varzim SC

19h15 | G.R. Amigos Paz vs Leixões SC

Divisão de Elite – Final | 21 de agosto | 18h00

Divisão Nacional – Meias-finais | 20 de agosto

12h45 | GD Nacional vs ACD Sotao

14h00 | GD Chaves vs CDRC Vila Franca do Rosário