O SGA – Sistema de Gestão Ambiental da APSS, S.A., foi auditado com sucesso, pela LRQA – Lloyd’s Register Quality Assurance, nos termos da norma NP EN ISO 14001:2004, em que foi acompanhada a sua adequação às atividades da APSS, no tocante aos princípios de prevenção da poluição, aspetos e impactes ambientais relacionados com todas as áreas e atividades da empresa, requisitos legais e avaliação de conformidade, revisão pela gestão, política ambiental, inclusive a análise do recente estudo de impacto ambiental das acessibilidades marítimas do Porto de Setúbal.

No momento em que o Porto de Setúbal prepara a melhoria das suas acessibilidades marítimas é relevante ver reconhecidas pelo auditor o compromisso da empresa com o seu sistema de gestão ambiental e as práticas indutoras de desenvolvimento sustentável. O sucesso alcançado resulta do empenho e colaboração de todos os recursos humanos da APSS e das comunidades portuárias de Setúbal e Sesimbra.

A APSS continua a ser considerada uma referência a nível dos portos nacionais nas áreas da Inovação aplicada ao ambiente e da sustentabilidade a nível portuário, destacando-se a adoção de práticas apontadas internacionalmente como exemplos de excelência pela ESPO – European Sea Ports Organization, com a adoção de um tarifário que bonifica a eficiência energética dos navios (incentivos no âmbito do ESI – Environmental Shipping Index e Green Award Ports). O Porto de Setúbal é, ainda, o único porto nacional a apresentar o estatuto de “porto Ecoport”.